O triunfo do Portimonense na deslocação a Guimarães foi o resultado mais incomum, se assim se pode chamar a um jogo em que só se conhece o vencedor no final, no que se refere à terceira parte da primeira jornada da Liga Bwin, que se concluiu este domingo.
Na partida minhota, o Vitória de Guimarães dominou em toda a linha mas não conseguiu evitar uma derrota que surgiu a quatro minutos do final, quando Bento (86’) levou a bola até ao fundo da baliza vitoriana.
Os de Guimarães fizeram 18 remates contra apenas 7 dos algarvios, dos quais 3-1 para a baliza, mas não souberam encontrar o caminho para a baliza contrária, ainda que tivesse mais posse de bola (56/44%).
Nos outros encontros, o triunfo caseiro foi a normalidade, com o Tondela a derrotar (3-0) o europeu Santa Clara, com golos marcados por Daniel (18 e 54’) e João Pedro (84’, de grande penalidade), depois dos açorianos terem tido maior posse de bola (59/41%), terem rematado mais (23/10), dos quais 5 para cada um nos que foram direccionados para a baliza.
O F. C. do Porto recebeu e venceu (2-0) o Belenenses, com golos obtidos por Toni Martinez (19’) e Luis Diaz (65’), confirmando uma superioridade portista consubstanciada nos 74/26% de posse de bola, com 21-7 remates, dos quais 7-3 para a baliza.
O Paços de Ferreira fechou esta penúltima janela da primeira ronda triunfando (2-0), no seu campo, um Famalicão que deu luta, ainda que insuficiente para os 58/42% de posse de bola dos pacenses, que fizeram 20-10 nos remates, dos quais 3-2 para a baliza.
Lucas (49’) e Nuno Santos (50’) marcaram os golos do Paços de Ferreira.
Esta segunda-feira, o Gil Vicente recebe o Boavista (20h15) na última partida.