Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Mamona e Auriol nas finais de domingo em Tóquio

COP

COP

As recordistas portuguesas do Triplo e do lançamento do Peso são as duas primeiras atletas lusas que se apuraram para as respectivas finais, depois das provas realizadas na manhã desta sexta-feira em Tóquio.

No triplo, Patrícia Mamona (recordista nacional com 14,66), fez apenas um salto na prova de qualificação e atingiu os 14,54 metros (+ 0,1 m/s), apenas a 12 centímetros do seu melhor, mais que suficiente para o apuramento, sendo segunda na série e 8ª na geral dos dois grupos.

A mesma sorte não teve Evelise Veiga, na mesma prova, porquanto não passou dos 13,93 (+ 0,5 m/s), num ensaio em que fez a chamada no primeiro terço da tábua e, depois, terminou o salto com o corpo para trás, quando os pés tinham passado dos 14 metros.

Face a essa “imperfeição”, Evelise ficou no 19º lugar (em 33 participantes), não logrando chegar às 12 apuradas.

Registe-se que a temperatura ambiente era de 20º C para uma humidade (elevadíssima) de 90%, o que complica o sistema respiratório dos atletas.

Outro facto registado foi o de algumas atletas estarem a usar um novo tipo de sapatos, com uma espessura maior de sola, o que dá benefícios no impacto da corrida de balanço e, depois, na altura de cada salto intermédio (caso do triplo), o que poderá acarretar a desclassificação se não estiverem, em conformidade com as regras definidas pela World Athletics (Federação Internacional da modalidade), aliás como se verificou em Portugal há já algum tempo.

Ainda no atletismo, Lorène Bazolo tomou parte nas eliminatórias dos 100 metros, que cumpriu no tempo de 11,32, que correspondeu ao 25º lugar entre as participantes, não tendo sido apurada para a fase seguinte.

Entretanto, no andebol, Portugal perdeu ante a campeã olímpica e bica-campeã mundial Dinamarca no penúltimo encontro da fase de grupos, pelo que, para ser apurado para os oitavos de final, terá de vencer o Japão no último jogo, marcado para este sábado.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.