Os patinadores da Selecção Nacional de Patinagem de Velocidade entraram da melhor maneira no primeiro dia de provas do Campeonato Europeu de pista modalidade, que se iniciou em Canelas.
O saldo para Portugal traduziu-se em quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de prata.
Diogo Marreiros sagrou-se, Campeão da Europa, na prova dos 10 mil metros por pontos a eliminar. Esta é a primeira vez, na história da Patinagem de Velocidade, que Portugal conquistou o ouro no escalão de seniores.
Para Marreiros este é “um sonho cumprido. Sinto-me tão feliz. Trabalhámos imenso em Lagos, eu e o meu treinador – professor Paulo Baptista – o Martyn Dias, o Miguel Bravo e o Manuel Martins. Fizemos um trabalho incrível e conseguir trazer este resultado para nós, por todo aquele trabalho que fizemos este ano, é incrível”.
Na prova dos 5.000 metros por pontos, Miguel Monteiro alcançou a medalha de prata, no escalão de juvenis. Segundo o atleta “o objectivo era o top cinco. Consegui o segundo lugar, graças à minha equipa, esta medalha é minha e deles e de todos os meus colegas. Emocionei-me logo, nem sabia o resultado, mas sabia já que tinha sido bom, por isso vieram-me logo as lágrimas aos olhos”.
Também na prova dos 10 mil metros pontos a eliminar, Marco Lira venceu a medalha de prata, no escalão de juniores. Para o atleta “foi uma boa prova, muito dura. Ganhar o segundo lugar foi bom, mas claro que o objectivo era o ouro. Foi o primeiro dia, ainda há muitos pela frente e vou à luta pelo ouro. Estou motivado para amanhã e para os próximos dias e vamos com tudo”.
A quarta medalha de prata do dia, foi conquistada na prova dos 500 metros sprint de equipas, no escalão de juvenis, dupla formada por António Piteira e Jéssica Rodrigues.
Para o atleta “foi uma grande alegria. Todo o meu trabalho deu frutos, mas também com uma companheira como a Jéssica é fácil. Isto reflectiu muito trabalho, tanto da minha parte como da Jéssica. Fomos sempre muito aplicados nos treinos e sempre com o foco, desde o início da época, de ganhar uma medalha no europeu. E ainda estamos à espera de ganhar mais uma ou duas”.
Jéssica Rodrigues afirmou ter trabalhado “muito para ter uma medalha destas, em equipa. Fico muito mais feliz porque é um trabalho dos dois”.
Esta quarta-feira, a competição arranca pelas dez horas, com as provas de 500 metros sprint e de 5.000 e 10.000 metros a eliminar e pode ser acompanhada em direto na World Skate Europe TV.