Os Campeonatos da Europa (masculino e feminino) de Andebol de Praia iniciam-se esta terça-feira, na cidade de Varna (Bulgária) após um curto estágio em Leiria e depois de as equipas lusas terem realizado treinos de adaptação que servem para afinar os derradeiros detalhes antes do início oficial da competição.
Na vertente feminina, Portugal está no Grupo C e irá defrontar a selecção dos Países Baixos, no jogo inaugural, e a Alemanha, quatro horas depois. No seguinte, o adversário português será a Roménia, num jogo marcado para as 13h00.
Quanto à vertente masculina, Portugal está inserido no Grupo D e o jogo inaugural está agendado para as 11h00 desta terça-feira contra a Rússia e, no mesmo dia, a Alemanha será o segundo oponente da equipa nacional, num jogo que tem início às 15h00.
Na quarta-feira, é a vez dos Países Baixes medirem forças com Portugal, às 10h00 (horário de Portugal Continental). Os três primeiros classificados dos grupos A e B seguirão em frente rumo ao Grupo 1 do Main Round e os dos grupos C e D, ao Grupo 2. Os últimos colocados da fase de grupos irão disputar o Consolation Round.
Todos os jogos de Portugal contarão com transmissão em directo na SPORTTV 1.
Agustín Rodríguez, treinador da equipa feminina, a propósito desta competição, que “começamos o Europeu com as duas equipas mais fortes do grupo. Não tenho dúvidas de que serão jogos muito difíceis e disputados, pelo que temos de conseguir manter a regularidade do jogo ao longo do mesmo para o podermos ganhar. Estamos ansiosos para começar e ver como o primeiro teste deste europeu se desdobrará”.
Para Paulo Félix, seleccionador masculino, referiu que “Portugal pode superar qualquer adversário. Estamos num grupo com selecções muito fortes mas vamos lutar pela passagem ao Main Round. Se estivermos a um nível elevado podemos bater qualquer selecção desta prova. O nível das últimas competições de selecções tem sido excelente, o jogo está muito rápido e intenso, pelo que temos de acompanhar essa evolução”.
O torneio irá decorrer na Varna’s South Beach, com o Mar Negro no horizonte, num espaço composto por quatro campos (um campo central apoiado por três campos exteriores), mas com uma curta distância entre eles, para jogadores e adeptos.
Esta é a primeira vez que o EHF Beach Handball EURO se realiza na Bulgária, concretamente em Varna, a terceira maior cidade do país.