José Ramalho e Sérgio Maciel consagraram-se como campeões europeus de Canoagem no decorrer dos Europeus que decorrem em Moscovo (Rússia), onde Tomás Sousa chegou ao bronze.
José Ramalho, com o tempo de 13.43,44 minutos, superou a concorrência e conquistou a primeira medalha de ouro para Portugal na competição.
Nesta prova de K1 Short Race, com um percurso de três voltas e duas portagens, o francês Quentin Urban terminou na 2.ª posição, com o registo de 13.44.79 minutos, enquanto o húngaro Adrian Boros, com o tempo de 13.50,71, garantiu o 3.º lugar.
De referir que, na prova de K1 Short Race, o português Adriano Conceição foi 7.º classificado, com a marca de 14.15,97 minutos.
No primeiro dia do Campeonato da Europa de Maratona, Portugal também subiu ao pódio na prova de C1 Juniores, com Tomás Sousa, estreante em Europeus, a garantir a conquista da medalha de bronze, com o registo de 1h39m26,42.
Por seu lado, Sérgio Maciel sagrou-se campeão da Europa na categoria de C1 (sub-23), com mais de um minuto de avanço sobre o 2.º classificado. Com o tempo de 1h51m11,20 seg. Sérgio Maciel alcançou a medalha de ouro, conquistando mais um título na sua ainda curta e promissora carreira.
O pódio da competição contou ainda com a presença do húngaro Daniel Laczo, que terminou no 2.º lugar, com o registo de 1h52m49,60. A medalha de bronze também foi para a Hungria, depois de o canoísta Mate Zsidai registar o tempo de 01h55m44,64 seg.
Com o título de campeão da Europa de Sérgio Maciel, Portugal já contabiliza três medalhas de ouro no Europeu de Maratona, depois de, no dia de estreia, José Ramalho se ter sagrado campeão da Europa na prova de K1 Masculinos Short Race. Duas medalhas de ouro a que se junta o bronze alcançado por Tomás Sousa na prova de C1 Masculinos Juniores.
O pódio da prova de C1 Juniores, com um percurso de cinco voltas, quatro portagens e uma volta pequena, contou com a presença dos húngaros Bulcsu Ferencz, que se sagrou campeão da Europa, com o registo de 01:36.32.76 horas, e Istvan Juhasz, vice-campeão europeu, depois de terminar a competição com o tempo de 1m38m44,24 segundos.
Em Moscovo, Sérgio Maciel também entrou em acção no primeiro dia do Campeonato da Europa de Maratona. Na prova de C1 Short Race, o canoísta da selecção nacional foi 6.º classificado, com a marca de 16.20,25 minutos.
O polaco Mateusz Borgiel, com o registo de 15.43,24 minutos, conquistou o título de campeão da Europa. A medalha de prata foi alcançada pelo húngaro Daniel Laczo, com o tempo de 15.54,67 minutos, enquanto o russo Roman Erlinekov, com 16.01,63 minutos, subiu ao 3.º lugar do pódio.
Beatriz Barros também foi 6.ª classificada na prova de C1 Short Race, com o registo de 19.42,44 minutos. A húngara Zsofia Kisban é campeã da Europa, com o tempo de 17.50,84. A russa Maria Kazakova conquistou a medalha de prata, com 18.40,51 minutos. A polaca Adrianna Antos foi 3.ª classificada, com a marca de 18.47,52 minutos.
Neste sábado, Rodrigo Santos toma parte nos apuramentos do K1, em Juniores; Beatriz Barros estará na mesma posição no C1, também em Juniores; e José Ramalho vai ainda tentar outra medalha no K1, ficando-se na expectativa de mais apuramentos para as finais e eventuais conquistas de mais medalhas.
Entretanto, Bernardo Pereira sagrou-se campeão no Mundial de Canoagem de Mar e recebeu a medalha de ouro correspondente ao título de SS1 Juniores, categoria na qual é tricampeão nacional. De sublinhar que o canoísta madeirense foi 7.º classificado na geral.
Na Ilha de Lanzarote, nas Canárias, em Espanha, o canoísta da Selecção Nacional percorreu os 27 quilómetros da prova em 1.34.53 horas e terminou a competição com cerca de sete minutos de vantagem (1.41.47 minutos) sobre o vice-campeão do Mundo, o sul-africano Josua Smith.
Além de Bernardo Pereira, o pódio da prova de SS1 Juniores do Mundial de Canoagem de Mar contou com outro atleta português, uma vez que Oleksandr Bobusky conquistou o 3.º lugar, com a marca de 1.42.02 horas. Portugal contou ainda com a participação de Igor Andrade que foi quinto classificado no SS1 Júnior.