Esta sexta-feira é mais um dia dos Jogos Olímpicos, tornando-se especial pelo facto de o atletismo ser a principal modalidade que dá maior ênfase, a este evento multifacetado, multicolor e abençoado por toda a gente.
Sendo a única modalidade em que Portugal conquistou medalhas de ouro (e já são quatro), sem dúvida que este será o início do que esperamos não venha a ser o terceiro dia D, mas negativo.
Recorda-se que o primeiro dia D teve a ver com a judoca Telma Monteiro e o segundo dia D, refere-se à velejadora Carolina Borges Mendelblatt, que desistiu de ir para o mar por factos já vindos a público, o que provocou um enorme “espalhafato” indesejável nesta altura do campeonato, como soe dizer-se, quando o que se exige é paz de espírito e força anímica para enfrentar todos os desafios, sempre diferentes em cada minuto que passa.
Em relação à comitiva portuguesa e ao atletismo, 24 são os atletas que estão presentes e que esta sexta-feira começam a mostrar o que vale e até podem ir.
Marco Fortes (peso) e Sara Moreira (10.000), o primeiro a abrir e a segunda quase a fechar o primeiro dia, são os representantes lusos, cada um com as suas expectativas e responsabilidades, dadas as diferenças quase abissais que existem entre as duas disciplinas.
Pelas 10 horas da manhã, Marco Fortes tem que estar bem “desperto” para poder lograr abrir caminho para a final. Com um recorde nacional de 21,02 tem muita gente pela frente, facto aliás comum à maioria dos portugueses esta sexta-feira em acção.
As 10h25, Patrícia Mamona estará na qualificação do triplo para chegar à final, restando saber se chega ao seu recorde de 14,52.
Ás 11h15, Jorge Paula vai às eliminatórias dos 400 metros-barreiras, para onde parte com 49,72 de recorde pessoal e 50,43 feitos esta época.
Às 12h, Alberto Paulo vai tomar (banho) parte nas eliminatórias dos 3.000 metros-obstáculos e ver se consegue ultrapassar os 8.22,41 (ou 8.33,09) alcançados na sua carreira.
Pelas 19h10, Irina Rodrigues estará na qualificação do disco, para onde parte com 62,91, ainda assim um registo que não voltou a fazer mais desde o “Inverno”, lutando para fazer o melhor.
Às 20h30 está marcada a final do peso e deseja-se que Marcos Fortes lá esteja também.
A última prova do programa (21h25) é os 10.000 metros, onde Sara Moreira (31.23,51) irá dar o melhor para poder chegar ao pódio. De fibra e sempre concentrada, embora não pareça, Sara tem pernas para andar na corrida para as medalhas. É só aguardar.
Neste dia, estarão ainda em competição os velejadores, os remadores e outros portugueses.
Também nesta sexta-feira, atletas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe estarão em actividade no atletismo.