JO2012 – E vão 20
Nadando nos 200 metros estilos com o “estilo” que lhe é peculiar – o papa medalhas – o norte-americano Michael Phelps conquistou a sua 20ª medalha olímpica.
Calmo que nem uma folha de árvore sem vento, Phelps continua a “voar” por cima da água da piscina olímpica, ultrapassando tudo e todos e, até, teve direito a um comentário elogiativo por parte do presente dos Estados Unidos, Barack Obama, como não podia deixar de ser no seu tom descontraído mas falando a sério.
Na verdade, não há palavras que exprimam o fora de série – será extraterrestre? – que é este nadador que já está como ídolo de sempre neste magnânimo evento.
Mas como ainda faltam duas provas em que vai tomar parte, o número pode muito bem aumentar. Mau era de ele não ganhasse nenhuma.
Noutra latitude, mas ainda com cunho norte-americano, coube a Kyala Harrinson conquistar o ouro, o primeiro na modalidade de judo e para a história dos Estados Unidos e dos próprios Jogos Olímpicos.
Uma alegria enorme percorreu todo o corpo da atleta, que tremia que nem varas verdes depois de receber a medalha no pódio.
Para esta jovem, que teve vários problemas na adolescência, incluindo o ser abusada sexualmente pelo treinador que a iniciou na modalidade, sem dúvida que foi uma vitória do tamanho do mundo e um exemplo de tenacidade e querer.