Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2016 no âmbito do Programa Desporto para Todos promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, a Federação Portuguesa de Corfebol apesar de não estarem ainda reunidas as condições na comunidade de praticantes do Corfebol Adaptado, para a realização de convívios desportivos presenciais, idealizou um Torneio de Skills que pode ser realizado sem que os praticantes saiam da Instituição.
O primeiro Torneio de Skills que foi realizado em Dezembro de 2020 em modo experimental contou com a adesão de várias Instituições deixando o mote para a concretização de novas realizações. Assim sendo assim após o confinamento geral a que tivemos sujeitos retomámos esta iniciativa contribuindo para manter o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social destes jovens perante a adversidade da pandemia Covid-19 nos trabalhos da disciplina Corfebol Adaptado na vertente do Torneio de Skills.
O Corfebol é um desporto que concentra em si uma série de valores cooperativos e de igualdade de género, sendo a inclusão das pessoas com deficiência a continuação e promoção destes e de outros valores, como o respeito, a aceitação e a igualdade, tendo como um dos grandes objetivos a promoção e inclusão social e integração dos cidadãos com deficiência, melhorando a sua valorização pessoal e levando-os a aceitar as diferenças, respeitando as capacidades de todos os praticantes promovendo a sua dignidade. Neste sentido e durante o mês de Junho de 2021 decorrem os trabalhos inerentes à 2ª edição do torneio de Skills, organizado pela Federação Portuguesa de Corfebol em parceria com as várias Instituições de solidariedade social que desde 2016 vêm implementando o Corfebol Adaptado nas atividades desportivas dos seus utentes.
Nesta 2ª edição participam as seguintes equipas:
Tubarões do Seixo – CERCIAMA
Os Vencedores – CERCILisboa
Os Campeões – CERCILisboa
APPACDM da Maia AS – APPACDM da Maia
Cercipom I – CERCIPOM
Cercipom II -CERCIPOM
Kao’s -CERCIMB
CRIAL 1 – CAO – CRIAL: Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim
CRIAL 2 – EEE – CRIAL:Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim
Cercimarante – CERCIAMARANTE
Equipa A – Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Equipa B – Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Equipa C – Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
APECI – APECI Torres Vedras
Artistas – CECD Mira Sintra
Criativos -CECD Mira Sintra
CORFPP – CECD: CACI PENDÃO
Nesta tipologia as equipas estão a realizar o torneio cada uma na respectiva instituição. Os exercícios têm uma duração de cerca de 10min cada um. Cada equipa deverá registar os resultados, para que mais tarde possam ser analisados todos os registos de modo a averiguar o vencedor final. A equipa com mais pontos será a campeã do torneio, à segunda equipa com mais pontos ser-lhe-á atribuído o segundo lugar e a terceira equipa com mais pontos ficará em terceiro lugar e assim sucessivamente.
O torneio divide-se em duas categorias: Torneio de Equipas Inscrições de conjuntos com 6 participantes, 3 homens e 3 mulheres, e cujos desafios são: “Passes curtos + lançamentos”; “Lançamentos em fila”; “Passes com uma mão”. Torneio Individual Poderão inscrever-se os mesmos participantes inscritos nas equipas mas terão outros desafios: “Passar a bola à volta da cintura e cabeça”; “Lançamentos ao cesto”; “Contornar o poste”; “Lançamentos em filas”. Esta atividade foi pensada de forma a contribuir para desenvolver a sociabilização aperfeiçoando a força, o equilíbrio e a agilidade, estimulando o convívio, aperfeiçoar a autoconfiança e a auto estima, dos praticantes, respeitando sempre as limitações de cada um de forma contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades individuais.