A nadadora portuguesa garantiu este sábado, em Setúbal, a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao terminar a competição no quinto lugar.
Depois de em 2016 Angélica André ter falhado o apuramento olímpico na prova de Setúbal para Vânia Neves, a nadadora fez os últimos 2 km sempre no grupo da frente e terminar com 2.02.23,7, a 29 segundos da vencedora, a húngara Anna Olasz.
Com este resultado, Angélica André é a oitava nadadora na missão e a primeira na disciplina de Águas Abertas na capital nipónica.
A segunda representante portuguesa era Mafalda Rosa. A nadadora de apenas 17 anos fez uma prova excelente, conquistando a décima posição, a apenas um minuto da vencedora desta prova de apuramento.
O Director Técnico Nacional considerou que foi “uma grande prova”, tendo Daniel Viegas congratulando-se com o resultado mas lamenta.
O responsável refere que “as nadadoras e treinadores estão de parabéns, assim como a Federação Portuguesa de Natação por todo o trabalho desenvolvido.”
Este domingo (16h) efectua-se a competição masculina, que contará com as participações de Tiago Campos e Diogo Cardoso. A prova tem transmissão em directo na Sport TV 3 e no canal de Youtube da FINA.
Nadadores propostos para os Jogos Paralímpicos
Entretanto, a Federação Portuguesa de Natação divulgou ainda a proposta dos nadadores seleccionados para representar o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
A proposta da Direcção Técnica Nacional, em consonância com o estipulado no Plano de Alto Rendimento na disciplina de Natação Adaptada, seleccionou os seguintes nadadores: Daniel Videira, David Grachat, Diogo Cancela, Marco Meneses e Susana Veiga.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio realizam-se entre 24 de agosto e 5 de Setembro próximos.