Iniciou-se, este sábado, na pista do Estádio Municipal Manuela Machado (Viana do Castelo), os Campeonatos Nacionais de Atletismo sub20 (juniores), cuja primeira jornada resultado na queda de vários recordes pessoais.
De concretização mais recente, esta nova infra-estrutura para o atletismo veio complementar as pistas que já existiam em Braga e Guimarães, pelo que a Norte o país está a atingir um volume de instalações apropriadas para esta modalidade (e outras), em contraciclo com a zona de Lisboa que já foi o centro do atletismo nacional.
Nesta jornada de abertura, que marcou também o regresso do público ao atletismo, o Sporting (masculinos), segue na frente, com 100 pontos, enquanto o Benfica lidera em femininos, com 102 pontos, numa competição na qual se bateram vários recordes pessoais, com os olhos postos em Tallin (Estónia) e Nairobi (Quénia).
Destaque para Eduardo Pestana, da Associação Jardim da Serra (AJS), que conquistou o título de campeão nacional de 3.000 metros obstáculos sub-20, com o tempo de 9.14,61s, marca de qualificação para os Europeus Sub-20, que se realizam de 11 a 18 de Julho, em Tallin, na Estónia.
No lado feminino, Sofia Lavreshina venceu os 400 metros com 55,63s, ficando a oito centésimos da marca de qualificação, nesta distância, para os Campeonatos da Europa de Sub-20; mas sendo já detentora dessa marca nos 400 metros barreiras, tanto para os europeus como para os Campeonatos do Mundo de Sub-20, que têm lugar em Nairobi, no Quénia, de 17 a 22 de Agosto.
Por seu lado, Pedro Dias, do Clube Oriental de Pechão (COP) sagrou-se campeão nacional de 10 000 metros marcha sub-20, com o tempo de 44m18,60s, confirmando a marca de qualificação para os europeus de juniores. Em segundo e terceiro lugares classificaram-se Tiago Ramos, do CATUNES, com o tempo de 44m45,84s, igualmente a confirmar a marca de qualificação para os europeus de juniores.
Num pódio constituído por atletas que foram recentemente campeãs da Europa por equipas, sagrou-se campeã Adriana Vieiros (ADRAP) que, com o tempo de 48m35,82s, confirmou as marcas de qualificação tanto para os europeus como para os mundiais de juniores. A vice-campeã, Bruna Marques, da Juventude Vidigalense, terminou com o tempo de 48m42,42s, confirmando igualmente a marca de qualificação para ambas as competições. A terceira classificada, Inês Mendes, do Clube de Natação de Rio Maior, com o
tempo de 49m03,80s, recorde pessoal, conquistou a marca de qualificação para os mundiais.
A segunda e última jornada inicia-se pelas 9 horas deste domingo.