Vasco Vilaça venceu a Taça da Europa de Triatlo, que este sábado se efectuou em Coimbra, competição que reuniu a presença de duas dezenas de atletas portugueses e que redundou em mais duas medalhas: uma de prata, para Ricardo Batista e, outra, de bronze, por intermédio de Melanie Santos na prova feminina.
O evento contou com um total de 69 atletas masculinos e 41 atletas femininas de mais de 20 nacionalidades., um número razoável para uma competição europeia, disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) com a natação no rio Mondego e os segmentos de ciclismo e corrida a percorrer o centro urbano de Coimbra.
Portugal conseguiu colocar três triatletas no pódio com Vasco Vilaça a conquistar a medalha de ouro, Ricardo Batista a alcançar a prata e Melanie Santos a terminar com o bronze.
Com um tempo incerto em Coimbra, os aguaceiros fortes tornaram o piso escorregadio, tendo sido necessário gerir o segmento de ciclismo que se tornou mais técnico, dificultando a prova aos atletas mais inexperientes.
Três atletas nacionais fizeram uma natação forte, saindo do primeiro segmento nos lugares cimeiros, para integrar o primeiro grupo de ciclismo: Miguel Tiago Silva, Ricardo Batista e Vasco Vilaça trabalharam em conjunto imprimindo um ritmo forte e tornando a prova mais competitiva, conquistando uma vantagem de 15’’ para o grupo perseguidor. Ampliando um pouco essa vantagem na última volta, conseguiram um grupo relativamente reduzido na transição para a corrida, com os três atletas nacionais a ocupar as primeiras posições.
“Estou muito contente por ter participado numa prova internacional em casa, porque é sempre especial. Estive na WTCS em Leeds, e tendo sido adiada a próxima competição do Campeonato do Mundo, alinhei nesta Taça da Europa”, segundo referiu Vasco Vilaça ao site da Federaç~ºao de Triatlo de Portugal, tendo acrescentado que “foi espectacular competir com o Ricardo Batista e com o Miguel Tiago Silva. Imprimimos um ritmo forte, com o grupo de trás a tentar alcançar-nos, o que conferiu agressividade competitiva”. Vilaça sofreu uma penalização de 10’, cumprida na primeira volta de corrida, mas conseguiu, ainda assim, recuperar, alcançando o seu compatriota Ricardo Batista e conquistar a vitória em Coimbra.
Vilaça completou o percurso com 50,44, Ricardo Batista ficou na segunda posição com 50,50 e o belga Christophe DeKeyser alcançou a terceira posição com 51.02.
De salientar ainda que Miguel Tiago Silva, um nadador muito forte e fazer os segmentos de ciclismo e corrida muito equilibrados, conquistou a 8ª posição da geral.
Melanie Santos subiu ao terceiro lugar do pódio, depois de sair nos primeiros lugares da natação e ter seguido na frente do ciclismo com mais três triatletas portuguesas: Helena Carvalho, que infelizmente sofreu uma queda na terceira volta do segundo segmento, Maria Tomé e Vera Vilaça.
“A prova correu bem, foi a minha última competição antes dos Jogos Olímpicos, por isso alcançar este resultado em casa deixa-me muito contente com uma sensação muito boa”, salientou ainda Melanie Santos, que acrescentou “dentro deste cenário competitivo, tentei andar o mais à frente possível para alcançar o melhor resultado que conseguisse. Hoje foi um terceiro lugar, que me deixa muito contente, sei que ainda há trabalho no estágio antes dos Jogos, mas estamos no caminho certo para a minha participação na prova mais importante”.
Destacar ainda Maria Tomé que fez uma excelente prova terminando na quarta posição (57,01), muito forte e equilibrada nos três segmentos.
Sophia Green, da Grã-Bretanha, foi a vencedora da competição com 56,43, seguida da espanhola Cecilia Santamaria Surroca (56,57) e a portuguesa Melanie Santos a conquistar a terceira posição 56,59.
António Fortuna, Diretor Técnico Nacional comentou os bons resultados alcançados, afirmando que “não podíamos estar mais satisfeitos com dois triatletas na primeira e segunda posição, e com o terceiro lugar no sector feminino”, tendo salientado também, o 8º lugar de Miguel Tiago Silva, assim como a 4.ª posição de Maria Tomé, resultados que lhes permitirão ter acesso a Taças do Mundo.