Para além de alguns bons resultados que foram alcançados, foi simples mas significativa a homenagem prestada pela Associação de Atletismo de Lisboa ao antigo seleccionador nacional, Mário Moniz Pereira, no ano em que se comemora o Centenário do seu nascimento.
Sónia Paixão (Vice-Presidente do Instituto Português da Juventude e do Desporto) e João Pedro Monteiro (Director do Departamento de Actividade Física e Desporto da Câmara Municipal de Lisboa), fizeram a entrega das lembranças inerentes ao acto, recordando o saudoso Mestre, ao filho José Moniz Pereira, que se sentiu agradecido quase com uma lágrima no olho, no que foi saudado por cerca de centena e meia de desportistas e dirigentes presentes.
Isto porque se estava a disputar, no Estádio Universitário de Lisboa, o Meeting Cidade de Lisboa, integrado nos eventos desportivos promovidos no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto’2021.
Em termos de resultados, sobressaiu Tiago Pereira (Sporting) que foi o melhor português no Meeting, integrado na Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, ao bater o recorde pessoal no trilo salto, depois de vencer com 16,97.
A marca foi validada porquanto o vento soprava regularmente (+0,8 m/s) e, com isso, aproximou-se do terceiro lugar do ranking português de sempre, que ainda é ocupado por Carlos Calado (17,01).
Outros bons resultados foram obtidos por Carlos Pitra (5,15 no salto com vara); Anabela Neto (Sporting), com 1,85 no salto em altura, a três centímetros do recorde de Portugal, realçando-se os despiques entre a sportinguista Jessica Inchude e a benfiquista Eliana Bandeira, no peso, respectivamente coim 17,38 e 17,23; disciplina que, no masculino, foi ganha por Francisco Belo (Benfica), com 20,80, à frente do seu companheiro de clube, Tsanko Arnaudov, com 20,65.
Gabriela Suarez (Equador) venceu os 100 metros com 11,26m, enquanto Frederico Curvelo (Benfica) ganhou a prova masculina com 10,47, ainda que não se saiba a velocidade do vento.
Evelise Veiga (Sporting) ganhou o salto em comprimento, com 6,65 enquanto a prova masculina foi ganha por Marcos Chuva, com 7,55.
No Meeting de Florença (Itália), o norueguês Jakob Ingebrigtsen bateu o recorde da Europa dos 5.000 metros, ao correr a distância em 12.48,45, obtendo também a melhor marca do ano.
Contando para a Liga Diamante da World Athletics, Liliana Cá foi 6ª no lançamento do disco, com um ensaio a 62,30.