Segundo uma nota divulgada pelo Comité Olímpico de Portugal, subiram para 14 as modalidades representadas na Equipa Portugal que competirá nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, com o apuramento de Gustavo Ribeiro (Skate), fruto da sua posição no ranking mundial.
O Skate estreia-se nos Jogos Olímpicos, nas disciplinas de Park e Street, esta última aquela em que Gustavo Ribeiro participará no Ariake Urban Sports Park, de Tóquio.
As modalidades em que a Equipa Portugal competirá no Japão, entre 23 de Julho e 8 de agosto de 2021, num total de 69 vagas conquistadas, são Andebol, Atletismo, Canoagem (sprint e slalom), Ciclismo (estrada, pista e XCO), Equestre (ensino e obstáculos), Ginástica (artística e trampolins), Natação, Remo, Skate, Surf, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro com Armas de Caça e Vela.
O Andebol garantiu a sua primeira presença numa edição dos Jogos Olímpicos, após o 2.º lugar alcançado no Torneio de Qualificação disputado em França.
No Atletismo, com marcas de qualificação para Tóquio 2020 estão Ana Cabecinha (20km marcha); Auriol Dongmo e Francisco Belo (lançamento do peso); Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira (todas na maratona); João Vieira (50km marcha); Evelise Veiga, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona (os três no triplo salto); Liliana Cá (lançamento do disco); e Cátia Azevedo (400 metros).
Fernando Pimenta (K1 1000), Teresa Portela (K1 200), o K4 500 masculino (composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela) e Joana Vasconcelos (K1 500), em Canoagem sprint, e Antoine Launay (K1 1000), em Canoagem slalom, asseguraram cinco vagas, implicando neste caso a presença de oito atletas.
O Ciclismo de pista feminino português marcará presença em Omnium, fruto das pontuações somadas por Maria Martins a contar para o ranking de qualificação olímpica, no qual o Portugal se posicionou no 9.º lugar. Fazem parte da disciplina de Omnium o scratch, eliminação, tempo e a corrida por pontos.
O Ciclismo de estrada garantiu duas vagas, por ranking, lugares que só posteriormente terão definidos os nomes dos dois atletas que os ocuparão e permitirão a participação na prova em linha e na prova de contra-relógio.
Em Cross Country feminino foi garantida mais uma vaga através do ranking da UCI.
Luciana Diniz ganhou para Portugal o direito a uma vaga na disciplina Equestre de saltos de obstáculos. Quatro cavaleiros – Duarte Nogueira, Rodrigo Torres, João Torrão e Maria Caetano –conseguiram lugar em Tóquio para a equipa de ensino, embora apenas três entrem efectivamente em competição nos Jogos Olímpicos.
Filipa Martins assegurou presença para a Ginástica Artística feminina nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no concurso all-around. A prova de trampolim individual masculino terá também um representante português, em vaga assegurada por Diogo Abreu.
A Natação Pura tem sete lugares garantidos por Diana Durães (1500m livres), Ana Catarina Monteiro (200m mariposa), Gabriel Lopes (200m estilos), Alexis Santos (200m estilos), Tamila Holub (1500m livres e 800m livres), José Paulo Lopes (800m livres) e Francisco Santos (200m costas).
O Remo juntou-se à Equipa Portugal com o resultado alcançado pela dupla de LM2x Pedro Fraga-Afonso Costa na prova europeia de qualificação.
Frederico Morais tem vaga nominal na representação do Surf, conquistada nos World Surfing Games de 2019, por ter sido o melhor participante europeu. Na vertente feminina estarão presente Teresa Bonvalot, 3.ª classificada, e Yolanda Hopkins, 2.ª classificada no Campeonato do Mundo 2021.
O Taekwondo estará presente nos Jogos Olímpicos em Tóquio, depois da vaga conquistada na categoria de -58kg por Rui Bragança, no Torneio Europeu de Qualificação.
O Ténis de Mesa português também marca lugar nos Jogos Olímpicos, na competição de equipas masculinas, na sequência da passagem bem-sucedida pelo torneio de qualificação disputado em Gondomar.
Fu Yu qualificou-se para o torneio individual feminino, depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de Minsk 2019, e Jieni Shao juntou-se-lhe pela sua posição no ranking.
No Tiro com Armas de Caça, a única vaga foi conquistada por João Paulo Azevedo.
A Vela estará representada nas classes 49er – vaga conseguida por Jorge Lima-José Costa -, 470 – fruto do 2.º lugar dos irmãos Costa (Diogo e Pedro) no Mundial – e também em Laser Radial com Carolina João.