Apesar dos novos recordes de presença alcançados quer por Paulo Frischknecht quer por João Rodrigues, Moniz Pereira continua a ser o primeiro na lista dos que mais estiveram em Jogos Olímpicos.
Na verdade, o senhor Atletismo conta com doze estadas em Jogos Olímpicos, o que faz dele, por agora e na história do desporto português, especialmente no atletismo, o recordista dos recordistas. E até podia aumentar este “avanço” se tivesse vontade de estar em Londres, para o que foi convidado.
No que respeita a Frischknecht, actual presidente da Federação Portuguesa de Natação, cumpre a oitava presença desde que, em Montreal (76) alinhou como nadador, que repetiu em 1980 (Moscovo). Depois esteve como voluntário, treinador, árbitro e dirigente, que agora também repete.
Na terceira posição (com direito ao ”bronze”), passou a estar João Rodrigues, seis vezes e todas como atleta, “descolando” de um grupo de mais cinco representantes lusos, todos eles com cinco participações: Fernanda Ribeiro (atletismo), Susana Feitor (atletismo), Henrique Calado (falecido – hipismo), João Rebelo (tiro) e Duarte Bello (falecido – Vela).
Caso Frischknecht continue a “alcançar os mínimos”, terá que continuar a sua actividade por mais 16 anos para conseguir alcançar o nosso maior desportista, treinador, seleccionador de todos os tempos do desporto luso.
Aos 91 anos e meio, Moniz Pereira estará de novo por “dentro” dos Jogos mas via TV.