O Sporting conquistou a Liga Europeia de Hóquei em Patins depois de bater, na final, o F. C. do Porto por um 4-3 que confirmou o equilíbrio entre as duas equipas ao longo do jogo realizado, este domingo, no Pavilhão Municipal do Luso (Mealhada).
Um triunfo que foi reforçado ainda com os prémios entregues aos jogadores Gonzalo Romero (o MVP do encontro) e Girão, considerado o MPV no que se refere aos guarda-redes.
Com esta vitória, o Sporting tornou-se o primeiro clube português a tornar-se bicampeão, porquanto venceu em 2019 e também este ano, no que foi a 55ª edição da competição, considerando que na época passada não foi possível completar o calendário devido à pandemia provocada pelo Covid-19, que se juntam ao título nacional, somando três vitórias.
Os espanhóis do Barcelona são os reis dos títulos nesta Liga Europeia.
Ao intervalo, o F. C. do Porto vencia por 2-1 e coube ao Sporting andar atrás do empate para, pelo menos, se poder jogar o prolongamento para decidir a posse do troféu como, aliás, tinha acontecido no jogo da véspera, em que os leões afastaram o Benfica no prolongamento.
A meio da segunda parte, os leões conseguiram empatar com mais um golo de Gonzalo Romero e o tempo oficial esgotou-se sem vencedor.
Na primeira parte (5 minutos) do prolongamento, o Sporting logrou obter dois golos no mesmo minuto, por Toni Perez e Gonzalo Romero, vantagem que foi preciosa para alcançar o troféu, pese embora o F. C. do Porto, por intermédio de Gonçalo Alves, tivesse reduzido para 3-4,a cerca de três minutos para o fim do prolongamento.
Altura em que o técnico dos portistas mandou entrar um jogador para dentro de campo, sem que o substituído saísse, pelo que foram expulsos não só o técnico como também o jogador entrado sem autorização, o que levou a formação nortenha a alinhar apenas com quatro jogadores nos últimos dois minutos de jogo.
Não se sabe se por estratégia ou para “provocar” confusão que a situação podia criar, o Porto foi bem castigado pelo erro (?) do técnico, o que ditou a derrota, pese embora o mérito da equipa do Sporting, que jogou sempre limpo.
No Sporting, Gonzalo Romero e Toni Martinez foram os marcadores de serviço, enquanto Gonçalo e Paulo Alves obtiveram os golos portistas.