No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e no eixo do apoio ao “desporto para pessoas com deficiência”, foi decidido investir no Projeto de “Melhoria do nível de acessibilidade do website PARALIMPICOS.PT, de acordo com o disposto no DL n.º 83/2018, de 19 de Outubro”.
Este apoio pretende dotar o website paralímpicos.pt com a acessibilidade máxima, ou seja, efectuar as adaptações necessárias para que este cumpra na íntegra com os critérios necessários para a obtenção do Selo de Usabilidade – nível Ouro, desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), em colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR). Os critérios detalhados para atingir os níveis Bronze, Prata e Ouro estão disponíveis como parte do “Kit do Selo de Usabilidade e Acessibilidade” publicado no portal do INR.
Dia 23 de Setembro de 2020, foi a data da concretização da acessibilidade dos sítios web da Administração Pública, cumprindo as normas do DL n.º 83/2018, de 19 de Outubro.
Trata-se de um compromisso determinante para a Cidadania e para a Inclusão, que decorre em primeiro lugar da acessibilidade informativa, proclamada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Para alcançar esta distinção é necessário:
- Revisitar e corrigir todos os elementos de conteúdo e navegação (tipografia, cores, botões, formulários, etc.);
- Garantir que os utilizadores têm acesso às diferentes funcionalidades de uma forma simples, intuitiva, eficaz e eficiente nos dispositivos móveis;
- Implementar as soluções decorrentes dos testes de acessibilidade, quer por pessoas com diversas tipologias de deficiência e diferentes graus de incapacidade, bem como por pessoas sem deficiência.
- Cumprir com o conjunto de normas (W3C) que garante que o sítio web pode ser acedido por qualquer pessoa, independentemente de esta ter ou não uma deficiência;
- Utilizar métodos que facilitam a sua utilização, em particular a captação de informação e a execução de tarefas.
- Eliminar as barreiras à utilização do sítio web e tornou-o mais agradável para o utilizador.
A candidatura ao Selo de Usabilidade implica dar cumprimento integral às normas do referido DL n.º 83/2018.
Para Maria da Cunha, Subdirectora da Direcção de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “este apoio representa a política de patrocínio útil dos Jogos Santa Casa na promoção do desporto adaptado e na inclusão e integração de todos pelo desporto. Hoje em dia é uma responsabilidade social ter a informação acessível a todos sem excepção. Desta feita apostar na melhoria de um instrumento de comunicação como o website paralímpicos.pt é uma ferramenta para facilitar a vida de quem, com deficiência, procura informação sobre o Desporto na dimensão paralímpica.”
Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destacou que “melhorar as condições de vida em Sociedade das pessoas portadoras de deficiência é um dos desideratos da Fundação do Desporto. É uma enorme satisfação proporcionar este upgrade do website paralímpicos.pt ao Comité Paralímpico de Portugal que é um dos Curadores da Fundação do Desporto.”
Segundo a nota divulgada, “este apoio insere-se no âmbito de um Protocolo de Cooperação celebrado entre a FdD e a SCML e assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores de ambas as entidades”.