Novos ventos – bons e menos bons – surgiram para os ciclistas portugueses presentes no Giro d’Itália e na 6ª etapa da competição, que esta quinta-feira se efectuou entre Grotte di Frasassi e Ascoli Piceno (San Giacomo), quando as montanhas voltaram a surgir pelo caminho.
Desta vez, Nelson Oliveira, que “residia” num esplêndido 3º lugar da geral a 48 segundos do primeiro, “deslizou” em sentido contrário e acabou por se fixar num 37º posto, agora a 14.37 minutos do primeiro, que também mudou, o que justifica o “mau” prenúncio das etapas com montanhas elevadas e seguidas umas às outras, com pouco tempo para respirar e recuperar.
O suíço Gino Mader (Bahrain Victorius) foi o herói da montanha ao chegar ao cume (1.536 metros), que serviu como meta depois de percorridos os 160 km do percurso, de forma isolada e com o registo de 4.17.52, suplantando o colombiano Egan Arley Bernal Gomez (Ineos Grenadiers), que ficou a 12 segundos.
Nos lugares seguintes classificaram-se o irlandês Daniel Martin (Israel Nação Inicial), o holandês Renco Evenepoel (Deceuninck-Quick-Step), ambos também a 12 segundos, fechando no 5º lugar o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), a 14 segundos do primeiro.
João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), que há dois dias tinha seguido o mesmo caminho de Nelson, acabou por ser o melhor, na 16ª posição, a 40 segundos do vencedor.
Ruben Guerreiro (EF Education-NIPPO) completou na 25ª posição, a 1,19 minutos e Nelson Oliveira (que estava em 3º, na geral, como se referiu) chegou no 56º lugar, a 14,37 minutos do vencedor.
Com estes resultados, o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ) subiu ao comando da classificação geral, com 22.17.06, seguido do holandês Remco Evenepol (Deceuninck-Quick-Step), a 11 segundos e do colombiano Egan Arley Bernal Gomez (Ineis Grenadieres), a 16 segundos. O russo Aleksandr Vlasov (Astana-Premier-Tech) ficou a 24 segundos e o belga Louis Vervaeke (Alpecin-Fekix), fixou-se no 5º, a 25 segundos.
Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) subiu oito lugares e está no 23º lugar (a 3,06 minutos); João Almeida ascendeu dez posições e eatá agoira no 28º posto, a 4,49 minutos, enquanto Nelson Oliveira ficou no 30º posto, a 13,56 minutos.
Esta sexta-feira, correr-se-á a 7ª etapa, entre Notaresco e Termoli, com 181 km para percorrer de forma mais rápida, porquanto apenas existem dois “montinhos” pelo meio e relativamente baixos, o que pode proporcionar boas médias, tudo dependendo da disposição de cada um.