Quarta-feira 25 de Novembro de 8111

Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato a partir de 2022 com novo formato

Atl-SuperLiga2021-12-05-2021Na reunião do passado fim-de-semana – segundo divulgou a Federação Portuguesa de Atletismo – o Conselho da European Athletics anunciou a aprovação da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, a partir de 2022 (sendo a data recomendada a 6 de Fevereiro).

No programa prevê-se também a inclusão da estafeta mista, à semelhança do que acontece nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato, tendo European Athletics aberto a recepção de candidaturas à organização da prova.

Recorde-se, entretanto, que Portugal realizou no passado mês de Março os seus Campeonatos de Corta-Mato, com triunfo das equipas do Sporting em ambos os géneros.

Quanto à decisão de atribuir a Madrid a organização de 2023 do Campeonato da Europa de Equipas – Super Liga, existe a possibilidade de incluir a prova nos Jogos Europeus, sendo que, se tal acontecer, Madrid organizará a prova em 2025, em alternativa.

Foram ainda atribuídas as organizações do Europeus de sub-23 (2023) a Espoo, na Finlândia, e os Europeus sub-20, no mesmo ano, a Cluj-Napoca, na Roménia.

Ainda não existe novidades sobre o regresso da Taça do Clubes Campeões Europeus de Pista, alegadamente para ser realizado no novo formato de “Dynamic New Athletics”, “teste” que esteve previsto para a pista coberta em Torun mas que foi cancelado, sendo reagendado para Istambul 2022 (pista coberta), estando, no entanto, a ser regulamentada a Taça dos Clubes Campeões Europeus sub-20 neste formato.

Recorde-se que, sobre este DNA, a federação espanhola tem levado a cabo um conjunto de competições teste neste formato, em ambiente escolar e com o lançamento de uma aplicação de telemóvel para acompanhamento de resultados.

Já com efeitos para esta época – e para o próximo dia 16 – foram aprovadas alterações aos regulamentos respeitantes aos Campeonatos da Europa de Equipas em Marcha Atlética, permitindo apenas a participação de atletas com idade mínima de vinte anos em 31 de Dezembro do ano da competição nos 50 km masculinos e nos 35 km femininos, fixando esta norma para 2023, com exclusão da prova de 50 km marcha em masculinos, reduzindo a distância para 35 km.

Campeonato Europeu por Equipas com público

No Estádio Nacional de Atletismo, as oito melhores equipas europeias – França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Espanha, Ucrânia e Polónia, sendo a nação anfitriã a vencedora do último campeonato em Bydgoszcz, em 2019.

Após um hiato de largos meses, o Estádio Silésia reabre ao público. Mais uma vez, as arquibancadas dos estádios ficarão repletas de espectadores durante o Campeonato Europeu de Atletismo por Equipas, evento que terá lugar em Chorzów, no último fim-de-semana de Maio, segundo anunciou a European Athletics, que promove a competição, com admissão grátis.

 

 

© 8111 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.