Jogos Desportivos da CPLP em Mafra
Vencendo Angola por 28-15, o sete do Brasil logrou estar na final do torneio de Andebol, que este sábado se conclui em Mafra, contra Portugal, enquanto São Tomé e Príncipe discutirá o 3º lugar contra Angola (perdeu com Portugal).
O jogo da final terá lugar pelas 17,30 horas e será antecedido do jogo pela discussão do 3º/4º lugares (10 horas da manhã).
No Futebol, o Brasil, vencendo Moçambique (1-0) posicionou-se no 5º lugar, com o jogo de apuramento para os 3º e 4º lugares a ser realizado, este sábado, entre Cabo Verde e Angola. A final inesperada e inédita (domingo, pelas 10 horas) coloca frente a frente as selecções de Portugal e de Timor-Leste.
No Ténis (feminino), Portugal venceu Cabo Verde por 3-0 e o Brasil ganhou a Moçambique pelo mesmo resultado.
No masculino, Portugal venceu Angola por 3-0 e o Brasil derrotou Cabo Verde de forma idêntica.
Angola e Cabo Verde discutirão o 3º e o 4º lugar e Portugal e o Brasil o título de campeão, este sábado, a partir das 10 horas da manhã.
No Voleibol de Praia (masculino) Portugal venceu o Brasil por 2-1 e a Angola por 2-0., sendo Portugal um dos finalistas.
No feminino, Brasil ganhou a Portugal (2-0), Portugal venceu Angola (2-0) e o Brasil ganhou a Angola por 2-0.
No atletismo, relevo paras os resultados alcançados por Ricardo Pereira (ouro nos 100 metros, com 10,87), Hugo Cavaco (ouro nos 400 metros para deficientes, com 52,73) e Maxsuel Oliveira (Brasil), ouro nos 400 metros com 50,58)
Este sábado, na prática o último dia de competições (no domingo só a final do futebol, entre Portugal e Timor-Leste, pelas 10 horas), São Tomé e Príncipe e Angola discutirão os 3º e 4º lugares (10 horas) no Andebol, com Portugal e Brasil na final (17,30).
No Ténis (masculino), a final entre Portugal e o Brasil, pelas 10 horas, enquanto a final do Basquetebol, entre Moçambique e Brasil terá lugar pelas 17,30 horas.
No feminino, final entre Brasil e Portugal, antecedido pela discussão dos 3º e 4º lugares, entre Cabo Verde e Angola.
No futebol, lugar ao jogo de apuramento do 3º e 4º classificados, entre Cabo Verde e Angola (17h30).
No Voleibol de Praia, lugar aos últimos apuramentos (parte da manhã na Foz do Lizandro, na Ericeira), discutindo-se os quatro primeiros lugares da parte da tarde.
Até esta sexta-feira, Portugal lidera nas medalhas (19, 12 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze), seguido do Brasil (17/5-7-5), Moçambique (14/2-6-6), Angola (5/1-3-1), Cabo Verde (4/0-1-3). Timor-Leste terá a medalha de ouro ou de prata, em função de ganhar ou perder a final de futebol com Portugal, mas São Tomé e Príncipe pode ser o único sem medalhas. Mas, por certo, já ganhou por estar em Portugal.
Só restará, como se referiu, afinal do Futebol na manhã de domingo, estando o final da tarde deste mesmo dia destinado à festa final e de despedida, culminando os VIII Jogos Desportivos da CPLP como mais uma certeza de que os países lusófonos continuam a ser e merecer muito mais. Assim os governos o entendam e façam progredir este tipo de actividades, com jovens (entre os 16 e 20 anos) que precisam de muitas referências orientadoras para a sua vida futura.
“Abraçar o futuro com esperança”, é o lema destes Jogos Desportivos da CPLP e são o exemplo de como sete países, com a mesma língua, continuam a entender-se de forma excelente, em todos os aspectos, num clima de paz, amizade, cooperação, com ética e em prol da promoção e desenvolvimento do desporto nas nações envolvidas.