Cumprindo os critérios de selecção publicitados e a data fixada para a divulgação das atletas pré-seleccionadas para a maratona feminina, a Federação Portuguesa de Atletismo indicou, esta terça-feira, para a Maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as atletas Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira.
Carla Salomé Rocha (31 anos completados em 25 de Abril passado) obteve a marca de qualificação na Maratona de Londres, em 28 de Abril de 2019, ao estabelecer um novo recorde pessoal com 2.24.47, representa o Sporting e esteve nos Jogos de Rio de Janeiro (26ª nos 10.000 metros), tendo desistido, em 2020, em Londres.
Por seu lado, Sara Catarina Ribeiro, também do Sporting (vai completar 31 anos em 31 de Maio deste ano), obteve a qualificação na Maratona de Valência, no dia 1 de Dezembro de 2019, ao estabelecer um novo recorde pessoal de 2.26.39, fazendo a estreia em Jogos Olímpicos, tendo desistido em Londres e Valência em 2020.
Sara Moreira (35 anos), por seu lado, qualificou-se na Maratona de Enschede (Holanda), no dia 18 de Abril deste ano de 2021, com o registo de 2.26.42, tendo como recorde pessoal 2.24.49 (Praga, em 3 de Maio de 2015), tendo desistido nas seis provas anteriormente efectuadas desde os Jogos do Rio de Janeiro.
A pouco mais de dois meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e a 87 dias da Maratona Olímpica, a prova foi agendada para a cidade japonesa de Sapporo (7 de Agosto), com início previsto para as 7h da manhã (hora local, mais 12 horas que em Portugal).
Entretanto, segundo entrevista dada, há dias, à Rádio Observador, Dulce Félix, que esteve parada por ter sido infectada com o Covid-19, também tinha como objectivo lutar pelo apuramento nesta prova, tendo sido forçada a optar pelos 10.000 metros, havendo ainda tempo para o efeito, para o que é preciso recuperar muito bem do problema surgido.
Portugal com mais quatro quotas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio
O Comité Paralímpico Internacional oficializou, no início desta semana, a atribuição de mais quatro quotas para Portugal na modalidade de Atletismo para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
As quatro vagas, não nominais, foram conquistadas no início de Abril, por via da posição no ranking, aumentando para nove as quotas nacionais de Atletismo para Portugal nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
A expectativa é que, até 30 de Junho, possam ser atribuídas mais quatro a seis quotas, data a partir da qual será oficialmente apresentada a Selecção Nacional.
Com esta decisão, Portugal totaliza 27 quotas até ao momento para Jogos Paralímpicos Tóquio 2020: 10 no Boccia, nove no Atletismo, cinco na Natação, uma no Ciclismo, uma na Canoagem e uma em Equestre.
Recorde-se que os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 realizam-se de 24 de agosto a 5 de Setembro na capital nipónica.