Jogos Olímpicos’2012
Em menos de 24 horas em relação à divulgação, nalguns órgãos da comunicação social, que desejaria ser a porta-estandarte da comitiva portuguesa aos jogos de Londres, a judoca Telma Monteiro vê o seu desejo concretizado.
Quase se pode dizer que Telma estava mesmo em “cima” do futuro ou terá sido apenas transmissão de pensamento e, se assim foi, funcionou em pleno.
A antecipação deste decisão, prevista apenas para o dia 26 deste mês, em Londres, deveu-se ao facto de a Missão Olímpica entender que não deve criar junto dos atletas qualquer desgaste adicional no que se refere a esta nomeação, face às naturais expectativas de vários elementos.
A escolha procurou obedecer ao critério aplicado nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, premiando, sobretudo, o currículo desportivo dos atletas. O actual segundo lugar do Ranking Mundial e o título de campeã da Europa que ostenta, foram extremamente importantes nesta escolha, bem como o facto de ser uma cidadã exemplar e responsável, vista, muito justamente, como uma referência para milhões de portugueses.
“Apesar disso, foi uma escolha difícil, pois, felizmente, há vários atletas com grande currículo desportivo e conduta social de referência que mereceriam de igual forma este reconhecimento, inerente à atribuição desta honrosa tarefa”, segundo a nota esta quinta-feira difundida pelo Comité.
A atleta irá estar presente esta sexta-feira, nas cerimónias oficiais previstas: visitas protocolares à Residência Oficial do Presidente da República (11h30) e à Assembleia da República (13h30).