Terça-feira 25 de Novembro de 7794

Ethan Hayter venceu no Alto da Fóia e arrebatou camisola amarela

DR / VA

DR / VA

Com um finish mais rápido do que os restantes concorrentes no final da segunda etapa, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) venceu no Alto da Fóia e tornou-se o novo líder da Volta ao Algarve, concluída que foi, esta quinta-feira, a segunda etapa.

João Rodrigues (W52-FC Porto) terminou na segunda posição, à frente de Jonathan Lastra Martinez (Caja Rural-Seguros RGA), que foi terceiro, todos com o mesmo tempo.

Nesta ronda dois, em Sagres, para um percurso de 182,8 km, até ao famoso Alto da Fóia, que já teve grandes vitórias no passado, com o Tadej Pogacar, em 2019, e o Remco Evenepoel, em 2020, a liderança foi composta por oito ciclistas na maior parte da etapa, mas apenas Damien Touzé (AG2R Citroën Team), Kenny Molly (Bingoal Pauwels Sauces WB) e Samuel Caldeira (W52-FC Porto) aguentaram até à subida em Alferce, a cerca de 30 km do final.

A equipa dos Emirados Árabes Unidos liderou o caminho para parar Samuel Caldeira e seu ritmo, impressionante, na cabeça da corrida. No entanto, as grandes esperanças da equipa em vencer a etapa com Rui Costa acabaram quando faltavam apenas 20 quilómetros, após a sua queda. Os pilotos da frente foram logo unidos pelo grupo principal.

 

Na difícil subida de segunda categoria para Pomba, apenas cerca de duas dezenas de ciclistas resistiram em formar um pequeno grupo na frente, tendo Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step) assumido a liderança.

Quando os ciclistas iniciaram a última subida à Fóia, os ataques começaram sem ninguém querer definir o ritmo, se bem que Sebastan Henao, Carlos Rodriguez e Ivan Ramiro Sosa (Granadeiros Ineos), João Rodrigues (W52-FC Porto), Elie Gesbert (Team Arkea-Samsic) e Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) ficaram bem colocados para atacar na parte final.

No ataque à linha de chegada, nas últimas centenas de metros, Ethan Hayter foi o mais forte, deixando para trás João Rodrigues (W52-FC Porto) e Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA).

Hayter passou a vestir a camisola amarela do Turismo do Algarve como líder da Volta. O Crédito Agrícola Green Jersey mantém-se com Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step), João Rodrigues ficou o Lusíadas Blue Jersey, para a montanha, e Sean Quinn (Hagens Berman Axeon) passa a usar o IPDJ White Jersey.

DR / VA

DR / VA

A classificação da etapa foi a seguinte: 1. Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), 4.48.43; 2. João Rodrigues (W52/FCPorto); 3. Jonathan Lastra Martinez (Caja Rural-Seguros RGA, ambos com o mesmo tempo do vencedor; 4. Elie Gesbert (Ark Team Arkea-Samsic), 4.48.47; 5. Ivan Ramiro Cuervo (Ineos Grenadiers), 4.48.52.

Por equipas, a primeira foi o Ineos Grenadiers (14.26.38), à frente do W52/FCPorto (14.27.19) e a terceira foi a Ark TeamArkea-Samsic, com 14.27.55.

Na geral individual, Ethan Hayter (Ineos) comanda com 9.26.24, seguido de João Rodrigues (W52/FCPorto), com o mesmo tempo e de Jonathan Lastra Martinez (Caja Rural-Seguros RGA, também com o mesmo tempo.

Por equipas, liderança para o Ineos Grenadiers, com 28.19.42, à frente da W52/FCPorto, a 41 segundos e da Ark Team Arkea-Samsic, a 1.17 segundos.

Por pontos, liderança para Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) com 25; à frente de Danny Van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), com 20 e de Ethan Hayter (Ineos), com 17.

Na Montanha, o primeiro é o português João Rodrigues (W52/FCPorto), seguido de Ethan Hayter (Ineos) e Kenny Molly (Bingoal Pauwells Sauces WB).

Na Juventude, liderança para Sean Quinn (Hagens Berman Axeon-USA), à frente de Matthew Riccitello (Hagens Berman Axeon) e de Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon).

Esta sexta-feira corre-se a 3ª etapa, entre Faro e Tavira, numa distância de 203,1 – a mais longa desta clássica – continuando a 47ª Volta ao Algarve até domingo.

 

© 7794 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.