A Associação Internacional de Jornalistas Desportivos (AIPS) vai promover entre 4 de Maio (esta terça-feira) e o dia 11 de Junho, a segunda edição do e-College 2021, via Zoom, ao estilo de “porta em porta”, face à transmissão (com tradução em quatro línguas) pela internet.
“É hora de reconstruir o Jornalismo Desportivo”, foi a tónica escolhida para esta nova edição e-College, como parte do programa cultural AIPS Sport Media Awards, aberto aos jornalistas de todo o mundo, gratuitamente.
Em tempos difíceis e desafiadores, o e-College é uma ferramenta vital para estar actualizado com as últimas tendências mas permitindo, ao mesmo tempo, que os alunos tenham uma visão geral: reinventar o jornalismo não pode ser adiado mais e notícias falsas são apenas a ponta do iceberg.
Durante seis semanas e 12 aulas, entrevistas e discussões acontecerão em ambas as sessões globais, com tradução simultânea em 4 idiomas (inglês, espanhol, francês, árabe), e sessões continentais nos idiomas apropriados.
Duas vezes por semana, o AIPS e-College terá seis sessões globais, às terças-feiras às 14h, horário da Europa Central (13 horas em Portugal), cobrindo uma ampla gama de tópicos em todas as plataformas, com o envolvimento dos vencedores do AIPS Sport Media Awards 2020 e uma segunda sessão desenvolvida em bases continentais.
Liderados pelo presidente da AIPS, Gianni Merlo, os mentores desta edição serão Martin Mazur (Argentina), Keir Radnedge (Reino Unido), Riccardo Romani (Itália) e Jean Paul Savart (França), que participarão nas sessões globais, todas as terças-feiras, e conduzirão tutoriais continentais na segunda sessão da semana.
“É um grande avanço: em 2020, colegas de todo o mundo vieram para o nosso e-College. Agora, é o e-College que vai para a casa deles, permitindo mais oportunidades de se conectar e acompanhar as tendências regionais no idioma adequado, pois os tutoriais continentais terão trabalhos personalizados que poderão ser publicados posteriormente no site e revista do AIPS”, segundo escreveu Martin Mazur (da AIPS Media) no site da AIPS.
Os principais tópicos deste ano são Fotografia, Radiodifusão, Redacção, Investigação, Reportagem, Notícias Falsas e Transgénero: Ciência vs. Ideologia.
O renomado fotógrafo Adam Pretty é o como o primeiro convidado (esta terça-feira), com o australiano (43 anos), vencedor do Portfólio de Fotografia do AIPS Sport Media Awards 2020, a explicar as directrizes claras sobre a obtenção de imagens significativas que podem virar notícia durante a primeira sessão do e-College.
Tecnologia e inteligência artificial marcaram uma descoberta enorme e desafiadora para fotógrafos desportivos e Pretty, graças à sua longa experiência, compartilhará conselhos práticos sobre como dominar as mais novas inovações e técnicas no mundo da fotografia desportiva.
Adam Pretty começou sua carreira como fotógrafo de notícias no Sunday Morning em 1997 e o seu desejo de se especializar em fotografia desportiva levou-o a mudar-se para a Getty Images em 1998. Desde que ingressou na equipe da Getty Images, Adam mora em Sydney, Los Angeles, Tóquio, Pequim e Munique, onde vive actualmente.
Pretty fotografou nove Jogos Olímpicos e cobriu eventos ao redor do mundo para revistas, incluindo Time, Harper’s Baazar, Sport Illustrated, Life Magazine, Bild e Marie Claire.
A preeminência de Pretty no campo da fotografia de acção desportiva e reportagem desportiva foi amplamente reconhecida em todo o mundo da fotografia. Recebeu vários prémios internacionais importantes e, em 2010 e 2017, fez parte do júri do World Press Photo Contest em Amsterdão.
Daí a maior importância deste e-College para toda a classe dos jornalistas desportivos.