Jogos Desportivos da CPLP em Mafra
Concluído o terceiro dia de competições, Portugal ainda não perdeu com ninguém, em qualquer modalidade, pelo que se está a tornar um caso sério de liderança nestes Jogos.
No Andebol, Portugal venceu São Tomé e Príncipe por um expressivo 50-18, enquanto o Brasil derrotou (31-11) Moçambique.
No Ténis (equipas), Portugal ganhou 3-0 a Cabo Verde e o Brasil venceu (3-0) Angola. No torneio feminino, Moçambique superiorizou-se a Angola (3-0) e Portugal fez o mesmo ante o Brasil.
No Voleibol de Praia, Moçambique torneou (2-0) São Tomé e Príncipe e o Brasil fez precisamente o mesmo (2-0) ante Angola. Nas meninas, Moçambique bateu (2-0) São Tomé e Príncipe e o Brasil ganhou a Angola pelo mesmo resultado.
No Futebol, Cabo Verde “derreteu” (5-0) a jovem equipa colegial do Brasil, enquanto Timor-leste obteve um excelente empate (1-1) frente a Angola.
No Basquetebol, Angola venceu (ao fechar o dia) Moçambique por um excelente 61-45.
Iniciou-se também o atletismo, com a realização de mais de duas dezenas de provas, que redundaram em quatro triunfos para Portugal, mais quatro segundos e dois terceiros lugares.
Esta quarta-feira, dia sem competições, os participantes vão fazer visitas à vila, culminando com um almoço de confraternização.
Da parte da tarde, lugar aos treinadores, cuja Confederação vai promover dois colóquios subordinados aos temas do planeamento de treino e os grandes desafios da actualidade, juntando a fechar quatro temas para discussão: Poucas mulheres treinadoras, problemas dos treinadores das pessoas portadoras de deficiência, treinadores na luta contra a SIDA e o papel dos treinadores na formação desportiva do jovem praticante.
Estes colóquios terão lugar na Casa da Cultura, na Ericeira, a partir das 16h30.
“Abraçar o futuro com esperança”, continua a ser o lema dos Jogos Desportivos da CPLP e são o exemplo de como sete países com a mesma língua, continuam a entender-se e a estender a história de mais de 500 anos, num clima de paz, de amizade, de cooperação e com ética desportiva.