Depois do sucesso das corridas virtuais realizadas em Maio e Outubro de 2020, o Maratona Clube de Portugal lança seis novas corridas, uma por semana com as distâncias de 5 ou 10 quilómetros, com a primeira prova a ter início a 12 de Abril de 2021.
Para o efeito, conta com os principais parceiros, nomeadamente, EDP, Vodafone, CME, Mimosa, Águas de Luso e Novo Verde + ERP Portugal, com o desafio “Reciclo Sem Parar”.
Com o incentivo dos patrocinadores oficiais e os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal de Lisboa é possível promover esta terceira edição das corridas virtuais, num formato gratuito para os participantes e com a oferta de uma medalha exclusiva (o número de medalhas é limitado).
“Por esta altura, em 2020, estava longe de imaginar que teríamos de organizar corridas virtuais, mas a pandemia, e a sua trágica evolução, assim o ditaram. Hoje sinto que fizemos o melhor, tendo em conta o que é permitido no âmbito dos eventos desportivos”, sublinhou Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que acrescentou ainda que “vivo um misto de sentimentos, por um lado a enorme tristeza por ainda não podermos organizar os grandes eventos presenciais, por outro, a certeza de dever cumprido. Com a ajuda dos nossos parceiros, os nossos atletas, amadores e profissionais, continuaram a correr, num formato virtual”.
Desta forma, mesmo durante uma crise tão grave e inesperada, como a que estamos a viver, cumpre o propósito com que nasceu há 30 anos: incentivar a prática desportiva, num formato seguro, acessível a todos e com um prémio final. Os cinco mil primeiros finalistas recebem uma medalha gratuita, alusiva à terceira edição desta iniciativa.
As inscrições são feitas na aplicação móvel VRaces MCP (disponível na Apple Store e no Google Play) ou na landing page das corridas. As inscrições são gratuitas bem como a aplicação móvel.
Os participantes já registados podem fazer o login na landing page ou na aplicação (confirmando que têm a última versão instalada) e seleccionar automaticamente as provas em que pretendam participar. Por cada prova seleccionada será enviado um dorsal personalizado.
É possível fazer a inscrição numa prova até ao limite da data de participação.
No momento em que iniciarem a prova, os participantes devem activar a aplicação para registar e validar a sua corrida. Também é possível fazer o upload de um ficheiro GPX na página da prova. Só serão consideradas válidas as participações que cumpram as instruções. Cada corrida tem que ser concluída dentro das datas definidas e numa única “sessão” (não é possível fazer pausas ou intervalos durante a participação numa prova).
Depois de terminada a distância definida, o resultado de cada participante entra automaticamente na tabela de classificação. Todos os finalistas receberão um certificado de participação personalizado.
O calendário de corridas é o seguinte:
EDP 10K Virtual Race: 12 a 18 de Abril
Vodafone 5K Virtual Race: 19 a 25 de Abril
CME 10K Virtual Race: 26 de Abril a 2 de Maio
Novo Verde ERP 5K Virtual Race: 3 a 9 de Maio
Luso 10K Virtual Race: 10 a 16 de Maio
Mimosa 10K Virtual Race: 17 a 23 de Maio
Os resultados de cada participante entram automaticamente na tabela de classificação. Os certificados de participação personalizados são enviados automaticamente, por email.
Os 5.000 primeiros participantes “finalistas” (que terminem e registem o seu tampo na APP) receberão uma medalha, por correio, independentemente do número de provas que venham a concluir. A medalha será enviada para a morada inserida no registo. Não serão enviadas medalhas para moradas erradas ou incompletas.
A organização apelou ainda aos participantes que cumpram as normas impostas pela DGS durante a sua corrida.