Devidamente alindada, a nova pista sintética de atletismo, no Estádio Municipal de Coimbra, vai receber, este sábado, mais uma edição do Campeonato de Portugal dos 10.000 metros, uma distância histórica do atletismo nacional.
Isto porque nas 25 voltas à pista que Portugal conquistou os melhores resultados na história do meio fundo e fundo português e também europeu e mundial, que começou com o recorde europeu alcançado, pela primeira vez, por Fernando Mamede no sintético verde do Estádio José de Alvalade (Sporting Clube de Portugal).
A escolha da inauguração da renovada pista conimbricense para ali levar a efeito os campeonatos de 10 000 metros, visa homenagear, de alguma forma, uma disciplina que conheceu o seu primeiro campeonato em 1913 (então incluída nos Jogos Olímpicos Nacionais), com triunfo de Aquilino de Sousa, em representação do CIF (correu em 35.17,0s), partindo daí para o estrelato mundial, através, primeiro, da medalha de prata olímpica obtida por Carlos Lopes, em 1976, do recorde mundial da distância, obtido por Fernando Mamede, em masculinos, e pelas medalhas olímpicas de ouro e prata de Fernanda Ribeiro, em femininos.
De registar ainda que 2021 é o ano do Centenário, pelo que esta reinauguração fica como mais um marco para a modalidade em Portugal.
A competição é promovida pela Federação Portuguesa de Atletismo, em conjunto com a Associação Distrital e Atletismo de Coimbra e o apoio do Município de Coimbra.
O campeão de Portugal em título é Samuel Barata (Benfica), que correu a distância em 28.30,73 minutos, a melhor marca dos campeonatos em 15 anos.
Entre os inscritos para a prova estão ainda o terceiro classificado, Miguel Marques (Sporting), que integram a série principal, que terá início 20h05, onde correm 20 atletas.
A série B tem partida marcada para as 18.45 horas, antecedida da cerimónia de inauguração da renovada pista.
Na competição feminina – que apenas se realiza desde 1986, conhecendo como primeira vencedora Conceição Ferreira (Sporting de Braga), com o registo de 32.21,25 – apenas está prevista a realização de uma série, onde avultam o nome de Salomé Rocha (Sporting CP), campeã em 2020.
Para lançamento da competição, a Federação Portuguesa de Atletismo lançará uma conversa na sua página oficial de Facebook, com os atletas Salomé Rocha (campeã em 2020), Susana Francisco (medalha de bronze colectiva no Europeu de corta-mato em 2019), João Pereira (terceiro classificado no Campeonatos de Portugal de corta-mato) e Miguel Borges, a partir das 19 horas desta sexta-feira.
A prova terá transmissão em directo (sábado) na página oficial de Youtube da Federação Portuguesa de Atletismo e os resultados estarão disponíveis na página da FPAcompeticoes.pt.