A final da Divisão de Honra Feminina 2020/2021 teve como campeão o Sporting CP, ao vencer a final com prolongamento e pontapés de desempate por 11-8, é, pela 5ª vez — embora nas diferentes variantes que constituíram os campeonatos nacionais ao longo dos anos de existência do Rugby Feminino em Portugal — Campeão Feminino de Portugal.
Foi uma final muito equilibrada e com alguns momentos de interessante emoção táctica mas que mostrou as dificuldades técnicas que a falta de jogos, resultante da pandemia da COVID19, provocou.
Em cima da hora, o SL Benfica vencia por 8-5 parecendo vir a ser o novo campeão quando, na bola-de-jogo, a frieza da capitã leonina, Isabel Ozório, conseguiu dar seguimento a um pontapé-de-ressalto e empatar assim, 8-8, o jogo obrigando ao prolongamento que, nada resolvendo, levou aos pontapés de desempate em que Isabel Ozório foi a única a conseguir marcar uma das penalidades. O jogo teve dois ensaios, do lado do Sporting por Inês Marques e do lado do Benfica por Matilde Goes.
Pelo Benfica marcou ainda, a formação e capitã Beatriz Oliveira.
Como curiosidade do jogo assinale-se a presença em campo de Sofia Nobre — que, com 50 anos de idade continua em actividade como jogadora — e que teve, como companheira de equipa, a sua filha Matilde Goes. Bonito!
Fonte : nFPR