Rúben Guerreiro foi o herói nacional e deu nas vistas na 5ª etapa da Volta à Catalunha, hoje realizada, tendo obtito um excelente segundo lugar a 13 segundos do vencedor.
Na ligação entre La Pobla de Ségur e Manresa, numa distância de 201,5 km, Guerreiro conseguiu pedalar no grupo da frente e atingir a segunda posição – a 39 segundos do vencedor –, depois da luta tida com o espanhol Mikel Bizkaroa (Euskatel-Euskadi), que ficou apenas a três segundos, numa etapa ganha pelo alemão Lennard Kamna (Bora-Hangshrope), que completou com 4.29.13.
João Almeida (Deceuninck-Quick Step) ficou no 21º lugar, a 1.592 do vencedor.
Resultados que não influíram na classificação geral em relação aos três primeiros, pelo que o britânico Adam Yates (Ineos) continua a liderar, agora com 18.45.27, seguido do australiano Richie Porte (Ineos), a 45 segundos, e do britânico Geraint Thomas (Ineos), a 49 segundos.
João Almeida desceu para o 21º lugar e ficou um minuto e cinquenta e nove segundos, mas mantendo-se como líder da Juventude, à frente do australiano Lucas Hamilton (Bikeexchange), a 27 segundos.
Na colectiva, a Ineos lidera com 56.17.22, com a Bikeexchange a ficar apenas a 36 segundos.
Na montanha o líder é o colombiano Jhoan Estebes Chaves, com 50 pontos, seguido de Yates (40), enquanto nos pontos também é Jhoan que comanda, com 16 pontos contra 10 do mesmo Yates.
Este decorrerá a 6ª e penúltima etapa, na distância de 194 km, com partida em Tarragona e chegada em Mataró.