Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Benfica subiu ao segundo lugar depois de derrotar o Braga

Derrotando o Sporting de Braga na sua própria casa, o Benfica continuou na senda das vitórias e regressou ao segundo lugar da Liga NOS, com mais um ponto dos que os bracarenses, que foi penalizado pela expulsão pela expulsão de Fransérgio, que viu dois cartões amarelos na partida.

Liga Portugal

Liga Portugal

Este facto foi predominante porquanto a saída do jogador bracarense se verificou aos 39’, o que obrigou Carlos Carvalhal a adaptar o xadrez à nova realidade (menos uma peça do que o Benfica), mexida que não produziu efeitos, a não ser para o … Benfica.

Isto porque (45+2’), os encarnados abriram o activo, por intermédio de Rafa, lançado por um Seferovic de olho bem aberto, sendo que Rafa, na passada, saiu de trás do defesa, ultrapassou-o e meteu a bola na baliza de Matheus sem qualquer problema.

Brilhou a estrelinha para o Benfica, tanto mais que (57’) a equipa de Jorge Jesus chegou ao 2-0, num golo obtido por Seferovic, depois de também ter tido oportunidade de isolar-se pelas costas do defesa e, por outro lado, aproveitar o adiantamento do guardião Matheus para introduzir a bola na baliza, no que foram os piores dez minutos do jogo para o Sporting de Braga.

Com menos um jogador, como se referiu, juntando-se a inércia dos defesas nas jogadas dos golos benfiquistas, o Braga não conseguiu recuperar e de poder dar mais luta, pese embora, segundo as estatísticas, o Benfica esteve sempre na frente.

Liderou a posse de bola (61/39%) e nos remates fez 10-8, dos quais 6-3 para a baliza, pelo que chegou ao fim na situação de vencedor, não tendo nada a ver com os erros que o Braga cometeu, ante a pressão benfiquista.

Enquanto na frente o Sporting lidera com uma dezena de pontos de vantagem e o Porto leva mais três que o Benfica de mais quatro sobre o Braga, esta “briga” para o segundo lugar poderá durar até ao final, ainda que os leões também tenham de “sofrer” para se manterem líderes.

Neste domingo ainda, o Farense foi vencer (1-0) ao campo do Boavista, o que tirou os algarvios do último lugar da competição, com um golo marcado por Licá (25’) e numa partida em que os visitantes foram superiores nos remates (19-4, dos quais 8-5 para a baliza), confirmando a supremacia no golo apontado, tendo os boavisteiros tido mais posse de bola (52/48%) sem que isso tivesse efeitos práticos no resultado final.

No Rio Ave-Belenenses SAD o empate (0-0) foi o resultado final, de nada valendo a superioridade incontestável dos homens de Vila do Conde, que dominaram em tudo: 19-6 em remates, dos quais 7-3 para a baliza, numa posse de bola de 70/30%, num jogo em que os de Lisboa jogaram com menos um jogador (a partir do 3º minuto) face à expulsão de Kritsyuk.

O Famalicão foi o mais marcador desta 24ª jornada, ao ter goleado (no Funchal) o Marítimo por um expressivo 4-0, com golos apontados por Ivo Rodrigues (32’ e 50’) e Andersson (37’ e 78’), com os madeirenses a juntar-se ao Nacional e Boavista na última posição da classificação.

Cumprida mais esta ronda, o Sporting lidera com 64 pontos, à frente do F. C. Porto (54), Benfica (51), Sporting de Braga (50), Paços de Ferreira (45), Vitória de Guimarães (35), Santa Clara (32), Moreirense (30), Rio Ave (27), Belenenses SAD (26), Tondela e Gil Vicente (25), Portimonense e Famalicão (23), Farense (22), Nacional, Marítimo e Boavista (21).

Nos marcadores, Pedro Gonçalves (Sporting) mantém-se líder (15), agora com Seferovic (Benfica) mais perto (14), seguindo-se Sérgio Oliveira (F. C. Porto), com 11. Com 9 estão Rodrigo Pinho (Marítimo) e Taremi (F. C. Porto).

A competição vai para descanso para a realização dos jogos de apuramento da selecção nacional para o Mundial’2022 e regressa no fim-de-semana da Páscoa.

Na retoma, nos jogos referentes à 25ª jornada, o Sporting desloca-se a Moreira de Cónegos; o F. C. do Porto recebe o Santa Clara; o Benfica joga na Luz frente ao Marítimo e o Sporting de Braga ruma do Minho ao Algarve para defrontar o Farense.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.