Diversos Centros de Alto Rendimento (CAR) sob a gestão da Fundação do Desporto, vão ser presenteados com um apoio por parte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no que se refere à atribuição de bolsas de estudos.
No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e no eixo do apoio à “Capacitação e Qualificação”, foram concedidas bolsas de estudos Pós-Graduados num concurso interno destinado aos Recursos Humanos da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.
A presente medida de apoio visou a atribuição de quatro bolsas de estudo para o ano lectivo 2020/2021, no montante de € 2.500,00, com uma dotação total no valor de € 10.000,00.
Os quatro beneficiados frequentam cursos distintos, tais como: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento; Mestrado em Gestão do Desporto e Pós-graduação em Direito do Desporto.
O objectivo da presente medida de apoio destina-se a melhorar a capacitação e qualificação dos recursos humanos e directivos dos CAR no sentido de melhorar a sua prestação de serviços.
Para a Santa Casa, este complemento reforça “o apoio à capacitação e qualificação dos recursos humanos e é, talvez, o maior legado que se pode deixar às gerações futuras”.
Por seu lado, Paulo Frischknecht, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destacou que “a responsabilidade da Fundação na Coordenação da Gestão dos CAR tem um pilar central: a Promotor: Com o apoio da qualificação dos técnicos e funcionários dos Centros, elemento determinante para o bom desempenho da missão destas unidades.”
Este apoio insere-se no âmbito de um Protocolo de Cooperação celebrado entre a Fundação e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores de ambas as entidades. Considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação institucional, por parte de entidades com objectivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico, as referidas instituições decidiram desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.