Editado pela Federação de Andebol de Portugal, foi publicada uma brochura em que reporta ao Plano Estratégico do Desporto Escolar 2021/2025.
Este documento encontra-se em discussão, tendo-se, entretanto, aproveitando a paragem da prática desportiva ocasionada pela pandemia, para se fazer uma análise acerca da presença do Andebol no Desporto Escolar, o que agora foi publicada.
O artigo, da autoria de Adriano Tavares (Coordenador Nacional do Andebol do Desporto Escolar), Félix Romero (Escola Superior de Desporto de Rio Maior / Centro de Investigação em Qualidade de Vida) e Jorge Rafael (Coordenação Nacional do Desporto Escolar) é a análise descritiva da situação pré-pandémica (ano lectivo de 2019/2020), que deverá servir para a definição dos objectivos estratégicos a atingir no novo Programa Nacional do Desporto Escolar 2021/2025.
O empenhamento da Federação de Andebol de Portugal consubstanciou-se no presente artigo, na edição e distribuição junto de diferentes instituições do país. Para além disso, ao nível da formação de professores, em parceria com a Coordenação Nacional de Desporto Escolar, ao longo do ano de 2021, estão a levar-se a cabo acções de formação de 4, 6 e 25 horas para os professores de Educação Física, de todas as regiões do país.
Verificando-se a esperada retoma da actividade física nas escolas, a Federação continuará a par do Desporto Escolar com o objectivo de que o Andebol ganhe o espaço que merece no seio escolar.