Em visita a Ferreira do Zêzere, local onde se encontram a estagiar alguns dos atletas da Canoagem para os Jogos Olímpicos de Tóquio, José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal deixou uma mensagem de “reconhecimento e valorização” do trabalho realizado num contexto tão difícil quanto é o imposto pela pandemia.
Para além da pandemia, já de si impactante quanto às dificuldades para treinar e, mentalmente, manter-se em alta, o presidente do COP salientou que “também houve o percalço da vinculação de alguns dos nossos atletas aos seus clubes, com alterações contratuais e nalguns casos rescisões”, acrescentando ainda que “é evidente que esse facto não ajuda à estabilidade emocional, mas os canoístas continuam a honrar o compromisso com o País”, dando o exemplo de Emanuel Silva, quando enfrentou a ruptura com o seu clube. “O compromisso com o País é para manter, custe o que custar”, disse o canoísta medalhado olímpico em Londres 2012. “Foi uma mensagem que caiu fundo em todos nós”, frisou o presidente do COP.
Acompanhado pelo chefe da Missão de Portugal a Tóquio 2020, Marco Alves, e pelo director desportivo do COP, Pedro Roque, José Manuel Constantino agradeceu o convite da Federação para visitar a equipa num novo local de treino e lembrou que “as expectativas que o País tem em relação aos resultados da Canoagem, felizmente, estão sempre lá em cima. Isso tem aspectos positivos, por ser o reconhecimento do trabalho realizado, mas também significa um aumento das responsabilidades.”
Vítor Félix, presidente da Federação, explicou que o convite ao COP teve o objectivo de “assinalar a retoma num novo espaço”, embora “a Canoagem e o desporto nunca tenham baixado os braços. Continuámos sempre a preparar-nos, apenas não competimos.” O presidente da FPC explicou que a preparação da Canoagem tem acontecido simultaneamente com atletas distribuídos por Ferreira do Zêzere, Montemor-o-Velho, Avis e Pontevedra.
E neste belo Portugal ainda há muito por descobrir como locais de eleição para treino, seja de alto rendimento seja de desporto para todos.