Sexta-feira 25 de Novembro de 3464

João Palhinha a grande novidade dos convocados para a qualificação do mundial’2022

FPF

FPF

O jovem sportinguista João Palhinha é a principal novidade da convocatória subscrita por Fernando Santos para integrar o grupo de trabalho que vai iniciar o “ataque” ao apuramento para o Mundial de Futebol’2022, a começar este mês de Março.

Portugal, recorde-se, defronta (dia 24), em Turim, por imposição sanitária, a congénere do Azerbaijão, seguindo-se a Sérvia, em Belgrado (dia 27), fechando (dia 30), com o Luxemburgo, com encontros a efectuar pelas 19h45 (hora de Portugal).

Os jogadores escolhidos por Fernando Santos foram os seguintes:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada);

Defesas - João Cancelo (Manchester City), Cédric Soares (Arsenal), Domingos Duarte (Granada), Pepe (F. C. Porto), José Fonte (Lille), Rúben Dias (Manchester City), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Nuno Mendes (Sporting);

Médios - Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), João Moutinho (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Manchester United), Renato Sanches (Lille) e Sérgio Oliveira (F. C. Porto);

Avançados - Bernardo Silva (Manchester City), Pedro Neto (Wolverhampton), Diogo Jota (Liverpool), Cristiano Ronaldo (Juventus), Rafa Silva (Benfica), João Félix (Atlético Madrid) e André Silva (Eintracht Frankfurt), jogadores que vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais.

 

Em declarações ao site da FPF, Fernando Santos referiu que ”é a primeira vez que vamos ter três jogos oficiais, a contar pontos, a jogar com 72 horas de intervalo. Temos de nos preparar, ter os jogadores frescos, são três jogos fundamentais para apuramento para o Mundial de 2022. O Campeonato da Europa não tem nada a ver com isto. Aqui não vai estar na equação, não vai estar no meu pensamento nem no dos jogadores. No Campeonato da Europa já lá estamos, depois abordaremos todas as questões. Obviamente que é uma anormalidade, já deveríamos ter disputado um Campeonato da Europa. Não vale a pena arranjar desculpas! Só estamos focados nestes três jogos, não pode haver outro foco. Segunda-feira serão fortemente alertados para esta situação, isto não tem nada a ver com o campeonato da Europa”

“Rui Patrício está convocado porque, a partir do momento em que acontece aquele incidente, procurámos imediatamente saber de todas as novidades sobre ele. O que nos foi dito é que ele está estável, perfeitamente normal, vai seguir um protocolo médico durante dois ou três dias, que é normal. Não haveria nenhum problema em ser convocado”.

Adiantou ainda o seleccionador nacional que “tenho a certeza de que [Cristiano Ronaldo] vem, como sempre, super motivado. Não tem a ver com ter marcado mais golos ou menos. Espero bem que venha e, vem de certeza, com a mesma ambição que sempre demonstrou, não pensando em objectivos pessoais, mas em concretizar os da equipa nacional. Tem um sonho muito grande de participar naquilo que Portugal se propôs, o de poder participar no Campeonato do Mundo e vencê-lo”.

A propósito do estreante nestas lides (João Palhinha), Fernando Santos salientou que ”esta convocatória nada tem a ver com a do Europeu – não é nenhuma rampa de lançamento. Esta é uma convocatória para três jogos, são contextos distintos. Para estarmos salvaguardados, parece-me o número certo e os jogadores indicados. É sempre discutível, cada um terá a sua opinião e todas as opiniões são respeitáveis. Compete-me encontrar as soluções para o plano que tenho para os jogos e faço as minhas escolhas mediante isso, não olhando a outra coisa que não seja a qualidade dos jogadores. A avaliação tem sido positiva, caso contrário não teria sido convocado. Havia outras opções, mas acho que tem tido uma prestação positiva. É um jogador com características próprias, semelhantes a outros jogadores, mas não tem um trajecto muito grande na selecção e é importante avaliá-lo mais de perto”.

© 3464 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.