Concluída a segunda jornada, este domingo, dos Nacionais de Pista Coberta que continuarão a decorrer no Exposalão de Pombal, o Sporting comanda nos dois sectores, somando 186 pontos no masculino e 201 no feminino.
Integrado no grupo A (o B, que terá outras equipas, será disputado no próximo fim-de-semana, no mesmo local), o Sporting Clube de Portugal confirmou o favoritismo, à frente do Juventude Vidigalense (164) e o Sporting de Braga (153), no lado masculino, enquanto, no feminino, em segundo e terceiro ficaram a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (173 pontos) e o Grupo de Atletismo de Fátima (172 pontos).
Em termos de resultados, alguns atletas conseguiram recordes pessoais e outros fizeram o seu melhor na presente época, o que é sinal de evolução, apesar da pandemia que se tem sofrido ao longo de um ano.
Do lado feminino, Joana Soares (Jardim da Serra), venceu nos 3000 metros, com 9.18,06 (recorde pessoal), enquanto Evelise Veiga (Sporting), ganhou o triplo salto, com 13,58, melhor marca pessoal da temporada, a 10 centímetros do seu recorde em pista coberta, sendo que Rosalina Santos (Sporting), venceu os 60 metros, com 7,41s e a estafeta 4×400 metros do Sporting (composta por Dorothé Évora, Juliana Guerreiro, Cátia Azevedo e Vera Barbosa), ganhou com 3.42,41, melhor marca do ano.
Raquel Lourenço (Juv. Vidigalense), ganhou os 60 metros barreiras com 8,64; Agate de Sousa, (GA Fátima), venceu o comprimento com 6,38 e Rita Figueiredo (Sporting), foi a melhor nos 800 metros, com 2.11,34.
Em masculinos, Rafael Correia (Juv. Vidigalense) venceu os 60 metros barreiras com 8,21, destacando-se ainda Pedro Matos (Sporting), que ficou na terceira posição e bateu o recorde pessoal ao correr em 8,33, Nos 60 metros, o campeão nacional e 4.º classificado nos Campeonatos da Europa, Carlos Nascimento (Sporting), venceu a prova com 6,72.
Nos 800 metros, vitória para Nuno Pereira (Sporting), com 1.52,00.
Destaque ainda para a estafeta de 4×400 metros do Sporting (Tomás Gonçalves, Duarte Fernandes, David Garcia e Omar Elkhatib) que venceu 3.20,70, melhor marca nacional do ano.
André Pimenta (Juv. Vidigalense) ganhou o salto em comprimento com 7,31; Fernando Serrão (Sporting) ganhou os 3.000 metros com 8.09,15; e Oleks Lyashchenko (Juv. Vidigalense), foi o melhor no triplo salto com 15,57.
Estes Nacionais de Clubes de Pista Coberta continuam a 27 e 28 de Março, também em Pombal e com transmissão em directo no canal de Youtube e na página de Facebook da FPA.
Estarão em pista as equipas do grupo B: Maia Atlético Clube, o Atlético Clube da Póvoa de Varzim e a Associação Cultural Recreativa Senhora do Desterro, a disputar as provas femininas e masculinas, enquanto a Casa do Benfica de Faro, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro, o Clube Sport Marítimo, a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez e a União Futebol Comércio e Indústria de Tomar a apresentar-se em competição apenas nas provas femininas.
O Clube de Campismo de São João da Madeira, o Grupo Desportivo do Estreito, o Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, a competir apenas em masculinos.
As formações do Sporting, por certo, conquistarão mais dois títulos, se bem que a classificação final das dezasseis formações participantes só sejam conhecidas depois de realizadas as provas de 27 e 28 de Março.