TÉNIS – OLÍMPICOS
Não haverá tenistas portugueses – como se esperava após os últimos resultados conhecidos – nos Jogos Olímpicos, de acordo com a divulgação, feita pela Federação Internacional de Ténis (ITF), da lista completa de entradas para o torneio de Londres 2012 no All England Club, Wimbledon de 28 de Julho até 5 de Agosto.
Três dos quatro medalhistas de ouro de Pequim 2008 voltarão a defender os seus títulos: Rafael Nadal (Espanha), Roger Federer e Stanislas Wawrinka (Suiça) e as duplas campeãs Venus e Serena Williams (EUA), estando representados 45 países.
Esta é a mais forte entrada de sempre, em singulares, numa olimpíada, liderada pelos dois números 1 mundiais, somando 19 do actual “top 20” mundial. As únicas ausências são o norte-americano Mardy Fish e a francesa Marion Bartoli.
Sessenta e quatro jogadores completam qualquer dos quadros (masculino e feminino) . Em singulares-homens, existem 56 inscrições directas e oito ainda a definir, enquanto que no feminino, 56 são inscrições directas, mais seis a indicar ainda e ainda dois lugares convite .
As inscrições directas tiveram como base os rankings mundiais a de 11 deste mês de Junho, com um limite de quatro jogadores por sexo e por país. Nos pares, cada país podia nomear até duas duplas.
Trinta e duas equipes vão disputar, tanto em homens como em mulheres, com 24 duplas. A realização do torneio de duplas mistas é a principal novidade nesta modalidade para estes Jogos Olímpicos.
Francesco Ricci Bitti, presidente da Federação Internacional de Ténis (ITF), salientou, no acto de divulgação destas listas, que “estamos muito contentes de ver o torneio mais forte de sempre na história do torneio de ténis olímpico, porquanto desde o retorno de ténis aos Jogos Olímpicos, em 1988, o evento tem continuado a crescer a cada edição dos Jogos.
O ténis era uma parte dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896.
A primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica em qualquer modalidade desportiva foi Charlotte Cooper (G. Bretanha) nos Jogos Olímpicos de 1900 em Paris. Depois de 1924 (Paris), ténis retirou-se da Olimpíada, mas voltou como um evento de demonstração em 1984 em Los Angeles, como um desporto completo.
Os argentinos Juan Martin del Potro, Carlos, Carlos Berlocq e David Nalbandian; o brasileiro Thomaz Bellucci, os franceses Gael Monfis e Richard Gasquet; o russo Nikolay Davydenko; o sérvio Novak Djokovic; o espanhol Rafael Nadal; o suiço Roger Federer; os norte-americanos Andy Roddick e Ryan Harrison, são alguma das estrelas que vão ab
No lado feminino, referência para a bielorussa Victoria Azarenka, a belga Kim Cjlisters, a búlgara Tsvetana Pironkova, a canadiana Aleksandra Wozniak, a croata Petra Martic, a checa Petra Cetkovska, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, as italianas Flavia Pennetta e Roberta Vinci, a romena Monica Niculescu, as russas Maria Sharapova e Maria Kirilenko, a sérvia Jelena Jankovic, as espanholas Anabel Medina Garrigues, e Maria Jose Martinez Sanchez, a tinisina Ons Jabeur, as ucranianas Alona Bondarenko e Kateryna Bondarenko e as norte-americanas Serena Williams e Venus Williams, são algumas das “top” mundiais presentes.
A um mês dos jogos, tudo se trata a tempo. É só esperar para ver.