A selecção portuguesa presente no VIRTUS campeonato da europa de pista coberta, que decorre em Nantes (França) conquistou, esta sexta-feira, nove medalhas, na segunda jornada da competição.
Duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze foi o pecúlio alcançado pelos atletas (masculino e feminino) que estiveram em acção, confirmando o que se esperava face ao concretizado em edições anteriores, sempre em crescendo.
Ana Filipe sagrou-se campeã europeia nos 60 metros barreiras, com o registo de 10,53 s, a que somou a medalha de prata no salto em comprimento, com a marca de 5,45 m, que junta aos títulos de campeã do triplo salto, conquistado na quinta-feira.
Lenine Cunha, depois de ontem ter conquistado o ouro no triplo salto, tornou-se campeão da europa de salto em comprimento (6,08m), e vice-campeão dos 60 metros barreiras, com o tempo de 9,33 s.
Igor Oliveira conquistou a prata nos 60 metros, com o tempo de 7,17 s; e Afonso Roll sagrou-se vice-campeão da europa nos 3.000 metros marcha, com o tempo de 17.00,42s.
Por outro lado, Domingos Magalhães conquistou duas medalhas de bronze, nos 60 metros barreiras (9,68 s), e no lançamento do peso, com o envio do engenho a 10,79 m.
A jornada terminou com a prestação da estafeta de 4×200 metros (Carlos Freitas, Lenine Cunha,
Domingos Magalhães e Igor Oliveira), que conquistou a medalha de prata.
De referir que Joana Silva terminou os 3000 metros marcha femininos em primeiro lugar, mas foi desclassificada.
Na classificação colectiva, Portugal encontra-se neste momento na segunda posição, atrás da França.
Este sábado, Ana Filipe será a primeira a entrar em acção, agora no salto em altura, enquanto Carlos Freitas e Igor Oliveira alinham na prova de 200 metros; e Lenine Cunha compete no salto em altura.
Cristiano Pereira e Cristiano Silva Pereira participam nos 3000 metros, encerrando-se a jornada com a estafeta 4×400 metros, composta por Domingos Magalhães, Lenine Cunha, Carlos Freitas e Cristiano Silva Pereira.