Quinta-feira 28 de Novembro de 2024

CICLISMO – 74ª Volta a Portugal

Apresentacao_Volta_Portugal_78“Alpes” portugueses prometem emoções fortes

Grandes emoções estão prometidas para a 74ª Volta a Portugal em Bicicleta, clássica que comemora os 85 anos desde a sua criação e que decorrerá de 15 a 26 de Agosto, quinze depois do que tem sido normal, mas para garantir a presença dos ciclistas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos.

Com num conjunto de novidades variadas, sem dúvida que a principal dá pelo nome de “Liberty”, a seguradora norte-americana que “salvou” esta edição, face às dificuldades que a Lagos Sports teve em manter o leque dos patrocinadores habituais, alguns que se afastaram por diversas razões.

Ainda assim, foi encontrado o equilíbrio financeiro que garante uma boa qualidade das 17 equipas presentes, nacionais e estrangeiras, que levarão este desporto de porta em porta, numa festa que se repete ano após ano, desta vez de Castelo Branco a Lisboa.

As estreias absolutas das partidas em Vila Nova de Cerveira (Inatel) e em Armamar, novos finais de etapa na Trofa e no Sabugal, são novas referências num itinerário tradicional que Joaquim Gomes, director de prova, referiu ser “particularmente duro logo na primeira parte da competição com percursos muitas vezes mais exigentes que as etapas de alta montanha”. A grande estrela da Volta a Portugal Liberty Seguros continua a ser a “etapa rainha” que liga a Guarda à Torre, em Seia, no ponto mais alto de Portugal Continental!

Joaquim Gomes adiantou ainda “ser imprescindível manter as emoções até ao fim, continuando a apostar em novos pontos de partida e chegada e mantendo locais míticos como a subida à Sra. da Graça (Mondim de Basto) e à Torre (Seia), e realizando o contra-relógio já bem perto do fim, o que garante um alto nível desportivo e conserva a expectativa em relação ao vencedor até quase ao final. São estas as razões pelas quais os portugueses continuam apaixonados pela volta”.

Para José António Sousa, CEO da Liberty Seguros “foi com enorme prazer e orgulho que concretizámos o nosso sonho de dar o “naming” à prova rainha do ciclismo nacional, a Volta a Portugal em Bicicleta”, tendo acrescentado que “desde que a Liberty Seguros chegou a Portugal, em 2003, que se tem desdobrado em iniciativas para apoiar a modalidade do ciclismo, e pelo desporto limpo, com a campanha “Onda Azul contra o Doping”. Esses apoios têm assumido as mais variadas formas, mas dar o “naming” à Volta a Portugal é certamente a “cereja em cima do bolo” que ainda nos faltava!”

No dia de descanso (22), em Viseu, a RTP dá nome a um passeio de cicloturismo, com a presença de largas centenas deste tipo de praticantes, o mesmo sucedendo com o “passeio” em Lisboa, para o mesmo tipo de praticantes, antes da festa final da chegada, na tarde do dia 26 de Agosto.

As equipas participantes são as seguintes: Carmin-Prio (Portugal) – Escalão Continental; Efapel-Glassdrive (Portugal) – Escalão Continental; LA-Antarte (Portugal) – Escalão Continental; Onda (Portugal) – Escalão Continental; Selecção Nacional (Portugal); Colômbia-Coldeportes (Colômbia) – Escalão Continental Profissional; Andalucia (Espanha) – Escalão Continental Profissional; Caja Rural (Espanha) – Escalão Continental Profissional; Saur-Sojasun (França) – Escalão Continental Profissional; Unitetheathcare (EUA) – Escalão Continental Profissional; Funvic-Pindamonhangaba (Brasil) – Escalão Continental; Orbea Continental (Espanha) – Escalão Continental; Burgos BH – Castilla y Leon (Espanha) – Escalão Continental; Itera-Katusha (Rússia) – Escalão Continental; Lokosphinx (Rússia) – Escalão Continental; Team Bonitas (África do Sul) – Escalão Continental e MTN Qhubeka (África do Sul) – Escalão Continental.

A Volta a Portugal’2012 tem ainda o apoio das câmaras municipais de Castelo Branco, Termas de Monfortinho, Oliveira do Hospital, Oliveira do Bairro, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Fafe, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Armamar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Viseu, Gouveia, Sabugal, Guarda, Seia, Leiria, Sintra e Lisboa.

São parceiros oficiais a Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, EDP, KIA, Controlauto, Via Verde, Sical, O Jogo, Jornal de Notícias, Draft FCB, Rádio Renascença, JC Decaux, Prosegur, AVIS Rent-a-car, Raposeira, Favaito, Adway, Trojka, Copigés, Inatel, Xerox, Shimano, DietSport, Powerbar, Fonte Viva, Diver Lanhoso, Casinha do Pão, Estanhos Dom António, Cision, Institudo do Exército, Fullwear, Ferbar, Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral, Aldeias Históricas e IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.

A partir de agora, muito há que trabalhar. São sete semanas de expectativa até ao dia do início, em 15 de Agosto, com Castelo Branco na “pole position”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.