Título nacional fica na Luz
O Benfica venceu este sábado o seu sexto Campeonato Nacional ao derrotar em casa o Sporting, por 5-4, após prolongamento, no jogo da “negra” da final do playoff.
O conjunto de Paulo Fernandes, que havia terminado a primeira fase em primeiro lugar, venceu assim esta época todos os troféus internos que podia conquistar, impedindo o Sporting de terminar a temporada com a conquista do tricampeonato.
Numa partida presenciada por 2500 espectadores que esgotaram a Luz, o Sporting começou melhor e Alex aos 4’ inaugurou o marcador, mas, com um bis de Joel Queirós (11 e 17’), o Benfica deu a volta ao marcador e chegou ao intervalo em vantagem
Na etapa complementar, César Paulo marcou de cabeça (33’), aproveitando uma falha no jogo aéreo de João Benedito, só que a formação leonina reagiu muito bem à desvantagem e, em posição de guarda-redes avançado, marcou dois golos que levaram o jogo para prolongamento (Leitão fez o quarto/36’ e Buiu o quinto/48’).
Emoção ao rubro
Nesta fase do jogo, o Benfica voltou a conquistar uma vantagem de dois tentos, lançando a euforia nas bancadas – Diece fez o quarto tento (46’) após assistência de César Paulo e Davi, ainda do meio-campo “encarnado”, rematou a meia altura para uma baliza desguarnecida (47’).
No entanto, o Sporting não demorou a reduzir para a diferença mínima outra vez através da eficácia de Buiu (48’), novamente numa situação de guarda-redes avançado.
Deste modo, os derradeiros segundos foram altamente emocionantes, sobretudo porque o Benfica revelou sempre grandes dificuldades perante o 5 contra 4 do Sporting. Buiu, perto do final, esteve mesmo próximo de fazer um hat-trick e levar a decisão do jogo para as grandes penalidades.
Com a conquista do campeonato, o Benfica ganhou o direito de representar Portugal na UEFA Futsal Cup e vai defrontar o Módicus na Supertaça.
Uma referência ainda para o facto de Ricardinho se ter despedido dos adeptos benfiquistas (está de regresso ao futsal japonês), ele que falhou três jogos da final devido a castigo.