Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Auriol Dongmo na final do peso no europeu de pista coberta

Confirmando os resultados que vinha a alcançar desde algum tempo atrás – com relevo especial para a conquista do recorde nacional ao enviar o peso a 19,65 – Auriol Dongmo entrou na pista do europeu pronta a lutar pelos lugares cimeiros.

Giancarlo Colombo / FPA.

Giancarlo Colombo / FPA.

Na qualificação para a final, no Pavilhão de Torun (Polónia) Auriol lançou o peso a 18,55 e alcançou o 6º lugar, aguardando-se que, esta sexta-feira, possa subir mais alguns centímetros e lutar pela medalha, o que se tornou mais difícil depois que se soube que, afinal, não era a primeira do ranking europeu e do ano.

Excelente foi também o comportamento de Mariana Machado na sua estreia em europeus de pista coberta, confirmando as expectativas da jovem portuguesa, que baixou dos nove minutos pela primeira vez, que a torna a nova recordista nacional sub23, com 8.59,39 minutos, na segunda meia final, onde obteve o 6º lugar, garantindo a presença na final.

 

O anterior recorde (8.59,44) datava de Fevereiro de 2002 e pertencia a Jéssica Augusto (então no Sporting de Braga).

Nos 1.500 metros, dos três representantes portugueses apenas Nuno Pereira comprovou apresentar-se ao mais alto nível, porquanto foi o único que correu a nível da obtenção dos mínimos (3.42,10), classificando-se no 9º lugar da terceira meia-final com 3.42,38.

Na segunda meia-final, Isaac Nader também foi 9º mas com 3.44,05 (3.41,86 no apuramento), o mesmo sucedendo com José Carlos Pinto, que foi 12º na quarta meia-final (3.56,44), quando em Portugal tinha alcançado 3.42,71.

A diferença de andamentos, em provas que são sempre tácticas, ditou a sorte dos portugueses, que andaram quase sempre na parte final das provas, “estoirando” quando do arranque decisório para os apuramentos.

Esta sexta-feira, Pedro Pichardo (9 horas) abre a presença portuguesa na segunda jornada, participando no apuramento para a final do triplo salto (parte como líder, com 17,36), seguindo-se Ricardo Santos e Mauro Pereira (eliminatórias dos 400 metros), Francisco Belo (qualificação no peso), Cátia Azevedo (eliminatórias dos 400 metros), Marta Pen (meias-finais dos 1.500 metros), Auriol Dongmo (final do peso) e Mariana Machado (final dos 3.000 metros), ficando pendente a presença de Francisco Belo na final do peso, se conseguir ultrapassar a qualificação.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.