João Almeida começou da melhor maneira a época de 2021 ao conquistar o terceiro lugar do pódio dos Emiratos Árabes Unidos Tour, competição de ciclismo que este sábado se concluiu em Abu Dhabi.
Numa prova de uma semana, com vários percursos praticamente planos, João Almeida (Deceuninck-Quick Step) obteve um excelente terceiro lugar (a 1m02s), numa prova ganha pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates Team), com o total de 24h00m28s, em que o segundo lugar foi conquistado pelo britânico Adam Yates (Ineos Grenadiers), que ficou a 35 segundos do vencedor.
Na 7ª e última etapa, com os lugares da frente praticamente decididos, os “maioriais” não permitiram veleidades a quem pretendesse “atravessar-se” na corrida da festa final, com 127 km de um passeio festivo, entre Yas Mall e Abu Dhabi, o triunfo pertenceu ao australiano Caleb Ewan (Lotto Saudal), com 3.18.29, seguido de Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) e de Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), com o mesmo tempo do vencedor.
Tempo, aliás, que foi protagonizado por mais 94 ciclistas, com João Almeida a completar na 23ª posição e Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) no 28º lugar, dos 125 que completaram a competição. Rubem Guerreiro que foi 27º na geral, a 13m29s do vencedor.
Nos pontos, David Dekker (Jumbo-Visma) foi o vencedor, com 66 pontos, seguido de Sam Banett (Deceuninck), com 56; de Tadej Pogacar (UAE Emirates Team), com 51 e de João Almeida, com 35.
Na classificação dos jovens, Tadej Pogacar foi o vencedor, com 24.00.28, onde João Almeida foi 2º (a 1m02s) e Neilson Powless ficou no 3º lugar, a 1m45s.
Nos Sprints Intermédios, venceu o francês Tony Gallopin (AG2R Citroen Team), com 33 pontos, à frente de David Dekker (Jumbo-Visma), com 25, Thomas De Gentt (Lotto Sodal), com 25 e de João Almeida, com 16.
Designado já como “chefe-de-fila” para o Giro de Itália, João Almeida arrancou da melhor forma o ano de 2021.