Atletismo – Europeu de Pista
Portugal vai apresentar-se na cidade de Helsínquia (Finlândia) com a quarta maior representação em europeus, o que continua a significar algum sinal de progresso, pese embora esta “valoração” sofra, de dois em dois anos, de alterações nos mínimos e local onde se efectua.
A maior presença verificou-se o ano passado, com 42 atletas, depois dos 40 em 2002, recordando-se que o europeu se iniciou em 1934, em Turim (Itália), onde Portugal não participou, sendo a estreia em 1938 (até 2010 era só de quatro em quatro anos) com o António Calado a participar nas eliminatórias dos 800 metros, por onde ficou.
Ainda em termos do n+úmero de presenças, recorde-se que em 1990 se passou pela primeira vez das três dezenas (32), em 1994 reduziu-se para 23 e em 1998 voltou-se acima dos trinta, com 34, o que é a terceira maior presença nacional.
Em todo este tempo, Portugal conquistou 24 medalhas, sendo 10 de ouro, sete de prata e outras tantas de bronze. Rosa Mota e Francis Obikwelu (cada uma com três de ouro) continuam na liderança, seguida de Manuela Machado (duas) e António Pinto e Fernanda Ribeiro.
Há dois anos, Portugal conquistou quatro medalhas, sendo a de prata por Naide Gomes (comprimento) e as três de bronze por João Vieira (20 km marcha), Jessica Augusto (10.000) e Sara Moreira (5.000).
Recorde-se ainda que existe um único recordista português dos campeonatos, caso de Francis Obikwelu (9,99 nos 100 metros, em 2006).
A realização, este fim-de-semana, quer do “Meeting” de Lisboa (mais uma organização medíocre da Associação, não tanto pela avaria da aparelhagem do vídeo-finish, que criou um atraso de uma hora, mas pela ausência de publicação dos resultados), quer das provas de observação promovidas pela Federação – com o objectivo de criar oportunidades para que mais atletas conseguissem os mínimos – não proporcionaram novas entradas, assim, se poderá deduzir, porquanto também a Federação não colocou os resultados online.
A lista oficial dos elementos que comporão as selecções (masculina e feminina) será divulgada esta segunda-feira, de acordo com o determinado pela Federação.