O Município de Anadia renovou o protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo por forma a garantir o bom funcionamento e gestão das instalações desportivas do Centro Alto Rendimento de Anadia.
A deliberação foi tomada pelo executivo municipal e o protocolo tem por objecto o estabelecimento de termos e condições pelos quais se pautará a colaboração entre as partes na dinamização e utilização das várias valências do CAR, nomeadamente o edifício adjacente à Pista Olímpica de BMA, ao Velódromo Nacional, à Pista Olímpica de BMA, em Sangalhos e à Pista de “Cross-Country” Olímpico, em Tamengos.
Por outro lado, estabelece também a operacionalização de serviços e respectivas actividades conexas, a implementar no edifício adjacente à Pista de BMX do CAR.
Pelo presente protocolo de cooperação a Federação obriga-se, entre outras, a instalar no CAR os serviços técnicos de alto rendimento em ciclismo, especialmente, no âmbito dos trabalhos de coordenação e preparação das Selecções Nacionais de ciclismo, bem como a implantar e apetrechar o centro de avaliações e controle de treino, disponibilizando e capacitando os recursos humanos necessários. Está também prevista a criação do Centro Nacional de Formação em ciclismo.
Outro dos pontos previstos no protocolo refere-se ao desenvolvimento e implementação do programa “O Ciclismo vai à Escola”, junto dos alunos das escolas do concelho, nomeadamente os do Agrupamento de Escolas de Anadia, promovendo a interacção entre a comunidade escolar e o CAR de Anadia.
Por seu lado, o Município de Anadia obriga-se a ceder à Federação a utilização do edifício adjacente à Pista Olímpica de BMX, assim como das pistas de XCO, BMX e Velódromo, assegurando a manutenção e as benfeitorias necessárias à sua boa utilização.