Telma Monteiro é a mais recente embaixadora internacional do projecto Believe in Sport, do Comité Olímpico Internacional, juntando-se a Fernando Pimenta, nomeado no final de 2020, segundo a informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal.
São agora duas as vozes portuguesas que se ouvem internacionalmente para a promoção da consciencialização dos atletas em relação aos riscos da manipulação de competições. Os dois medalhados Olímpicos portugueses eram já, a par de João Sousa, David Rosa e Patrícia Mamona, as caras da campanha do programa de integridade do Comité Olímpico de Portugal #PeloRespeito, nomeadamente nas suas iniciativas de formação junto de Federações e agentes desportivos.
Com esta nomeação internacional, Fernando Pimenta e Telma Monteiro terão um papel activo na formação dos seus colegas atletas, através da participação em acções de formação e partilha de informação e ferramentas para a protecção perante a perigosa malha de oportunidades que cada vez mais surge na manipulação de competições.
“Um dos planos que tenho passa por aproveitar encontros de atletas, ou webinars de formação, como os que o COP e COI organizam, em que temos todos os atletas reunidos e falar directamente com eles sobre estas questões”, projectou Telma Monteiro, que acrescentou ainda que “penso que com este tipo de iniciativas podemos mostrar diferentes perspectivas e mostrar a importância desta questão. Para mim é uma honra assumir o papel de embaixadora para a integridade. Acredito num desporto honesto e movido pela paixão da incerteza do que pode acontecer em cada momento em que os atletas dão o seu melhor”.
Quem também representa com orgulho as suas funções é Fernando Pimenta, que sente “uma maior responsabilidade de conseguir ser um bom exemplo para outras pessoas, desportistas ou não”, elevando a fasquia com a mensagem para de que o futuro também é firme, sendo que é importante para mim sensibilizar e (in)formar os atletas sobre o perigo da manipulação de competições, porque quero ver o Desporto o mais Limpo e São possível. Acredito que posso fazer a diferença com outros atletas para que, no momento de escolha, optem pelo Caminho Limpo e Justo”.
Para o COP, desde 2018 que o projecto Believe in Sport pretende proteger os atletas e salvaguardar um desporto limpo, para o que tem vindo a divulgar junto das organizações e agentes desportivos esta ameaça real ao desporto, trabalhando de forma próxima com as federações desportivas e dotando os agentes desportivos de ferramentas que permite Reconhecer o problema, saber como Resistir às abordagens e como podem e devem Reportar – os chamados 3R – sugerindo-se que pais e jovens devam seguir o link específico no site do Comité Olímpico de Portugal.