Afinal foram seis os atletas desclassificados no Campeonato de Portugal dos 10.000 metros, realizados na Maia em 18 de Dezembro de 2020, e não apenas Sara Catarina Ribeiro, como na altura foi tornado público.
Recorda-se que, no final da prova feminina, foi detectado que a vencedora (Sara Catarina Ribeiro) tinha utilizado sapatos de corrida que não reuniam condições regulamentares, de acordo com as regras definidas pela World Athletics (antiga IAAF-Federação Internacional das Associações de Atletismo).
Nessa altura, a Federação Portuguesa de Atletismo detectou ainda que alguns atletas masculinos também utilizaram sapatos do mesmo tipo (ou outros, igualmente irregulares).
Após isso, a legalidade de alguns dos resultados e classificações obtidas foi questionada de acordo com a regra TR5.5 da World Athletics.
Agora, obtido o parecer da própria World Athletics, bem assim como o parecer do Conselho de Arbitragem, a Direcção da Federação Portuguesa ratificou a opinião deste Conselho com a decisão de que “deve ser mantida a classificação final conforme resultados divulgados, sendo retirado o tempo creditado” aos atletas portadores do referido calçado.
Assim, para além da referida atleta, foram ainda retirados os tempos atribuídos aos atletas Hermano Ferreira, Fábio Oliveira, João Valente, Luís Oliveira e Ricardo Pereira.
Entretanto, a European Athletics (antiga Associação Europeia de Atletismo) confirmou o adiamento da Taça da Europa de Lançamentos 2021, competição que estava agendada para Leiria, nos dias 13 e 14 de Março próximo, ficando ainda sem nova data.
A decisão foi tomada devido ao mais recente parecer emitido pelas autoridades regionais de saúde portuguesas, devidamente transmitido pela Comissão Organizadora Local, tendo em consideração a situação de pandemia crítica em Portugal.
No presente e no futuro, a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas, em particular dos atletas, oficiais e organizadores, é de suma importância e vem acima de todas as outras considerações.
Por outro lado, a pista coberta de Alpiarça substitui a do CAR do Jamor para as competições que vão ter lugar nos dias 6 e 7 deste mês, mantendo-se as de Braga e Pombal, cujo programa está inserido no site da Federação Portuguesa de Atletismo.
Desta forma, no dia 6, em Braga, no Altice Forum, as provas desenrolam-se entre as 15h15 horas e as 18h45 horas, com as inscrições a serem feitas na plataforma FPA Competições; e em Alpiarça, entre as 15.00 horas e as 17.40 horas, sendo as inscrições feitas directamente para a Associação de Atletismo de Santarém.
No dia 7, será a vez de Pombal receber as provas, entre as 14h30 horas e as 17h10 horas, com as inscrições a serem encaminhadas para a Associação Distrital de Leiria.