Na final do playoff
O Benfica goleou o rival Sporting, por 5-1, no primeiro jogo da final do play off, realizado esta tarde, no Pavilhão da Luz.
Numa partida em que os brasileiros César Paulo e Diece não perdoaram o grande desacerto defensivo do campeão em título.
Muito concentrado e apoiado pelo seu público, o conjunto benfiquista chegou ao intervalo a vencer por 2-0 com dois golos de Diece no espaço de um minuto (8 e 9’) e, na etapa complementar, ampliou o avanço por intermédio de César Paulo (22’).
Quando Pedro Cary apontou, aos 26’, o único tento sportiguista criou-se a ideia de que a luta pela vitória iria intensificar-se, no entanto, dois minutos depois, César Paulo fez o quarto tento dos encarnados e atirou a equipa leonina para o caminho da precipitação.
Com três golos de desvantagem, o Sporting decidiu passar a jogar com guarda-redes avançado, mas esta opção revelar-se-ia um desastre visto que dois minutos depois Alex, precisamente na qualidade de guarda-redes avançado, foi expulso depois de ter impedido, em falta, que César Paulo ficasse isolado com a baliza desguarnecida.
Face ao vermelho mostrado a Alex, Orlando Duarte apostou em Leitão para desempenhar a função de guarda-redes avançado, mas o Sporting continuou nada esclarecido na circulação do esférico e aos 35’ Diece, com a baliza adversária deserta, não teve quaisquer dificuldades para fazer o quinto dos encarnados, aproveitando mais um erro sportinguista na sua organização atacante.
Até ao final, o Sporting, já sem ânimo, permitiu que o Benfica gerisse facilmente a larga vantagem no marcador. De referir que Alex, em função do vermelho directo, vai falhar os dois próximos jogos da final.
Para dificultar ainda mais a tarefa leonina, o talentoso Ricardinho já poderá ser opção para o Benfica este domingo, depois de ter cumprido dois jogos de castigo (o segundo encontro da final disputa-se novamente na Luz, a partir das 14h30).