Segunda-feira 24 de Novembro de 9698

SIGA anunciou abertura de escritório em Lisboa para sede da componente da Europa

A Sport Integrity Global Alliance (SIGA) divulgou os objectivos estratégicos para 2021, com destaque para a constituição da SIGA EUROPE, que ficará sediada em Lisboa, num encontro global realizado por via online.

SIGA-COP-logoEmanuel Medeiros, líder da SIGA, afirmou pretender intensificar a actividade da organização na Europa, reforçando a cooperação com as instituições continentais e a indústria desportiva, tendo afirmado que “a SIGA Europa representa um factor de acção e ímpeto reformista”.

Entre os principais eventos que fazem parte do plano da SIGA para 2021, dois avançam no primeiro trimestre: o primeiro Fórum SIGA da Juventude (concretizado nesta semana) e o segundo a 8 e 9 de Março haverá, que será o “Websummit” sobre Liderança Feminina no Desporto.

Emanuel Medeiros revelou ainda que, a curto prazo, haverá “em todos os órgãos da SIGA paridade de género.”

Em contexto de pandemia, Emanuel Medeiros sublinhou a necessidade de “todos estarmos preparados para 2021. Sabemos que este não vai ser um ano fácil. A nossa capacidade está a ser posta à prova. Acredito no papel que o desporto pode ter nesta hora difícil. Com integridade.”

Interveniente na sessão de abertura, o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo afirmou que “Portugal tem de assumir responsabilidades quanto às prioridades do desporto”, num momento em que assume a presidência do Conselho da União Europeia. José Manuel Araújo reforçou ainda no seu discurso “as dificuldades na retoma” que o desporto está a sentir, quando começam a fazer-se sentir os efeitos na desmobilização dos jovens em relação à prática desportiva.

O secretário-geral do COP considerou os tópicos da agenda da SIGA como “indispensáveis. Para nós, o desporto tem de ser valorizado socialmente, com as instituições do desporto certificadas e confiáveis. É preciso lutar por um desporto íntegro.”

Na oportunidade, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, considerou a instalação da SIGA Europa em Lisboa, Portugal, “uma grande e grata notícia”, porquanto apresentada no período em que Portugal tomou a presidência da União Europeia.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto sublinhou que “o COP tem sempre um contributo insubstituível, SIGAEuropaLisboa-COP-29-01-2021inestimável”, quando se trata de debater as necessidades de uma maior integridade no desporto.

Durante a sessão foram assinados memorandos de entendimento entre a SIGA e a Arena Hub (representada por Riccardo Mazzucca); Associação Portuguesa de Direito Desportivo (Miguel Sampaio e Nora); Associação dos Jornalistas de Desporto – CNID (Manuel Queiroz); e Instituto Europeu e Instituto Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa (João Miranda).

Seguiu-se a Mesa-redonda “Desporto Europeu – Retoma com Integridade”, com Emanuel Medeiros, Ana Celeste Carvalho (Comité de Ética da SIGA e Comité Mulheres e Desporto do COP); Vítor Pataco (presidente do IPDJ), João Paulo Almeida (diretor-geral do COP) e Manuel Queiroz (CNID).

“O desporto é um dos sectores mais afectados pela pandemia. Não se pode pensar que o desporto hibernou e que, depois da pandemia, acorda como se nada fosse”, defendeu João Paulo Almeida. “De acordo com os dados da União Europeia, o desporto português é dos mais dependentes do financiamento público e onde o financiamento é mais baixo. O desporto tem vindo a perder peso político, cada vez mais. Não se pode pensar em manter o financiamento existente como solução”, concluiu o diretor-geral do COP.

A sessão foi apresentada por Cecília Carmo e teve, entre a audiência, a campeã olímpica Rosa Mota.

 

© 9698 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.