Maria Martins voltou a ser considerada, pelo júri especial nomeado para este tipo de prémio, a “Melhor Atleta do Ano de 2020”, atribuído pela Associação de Jornalistas de Desporto (CNID), segundo divulgou a instituição nesta quarta-feira.
O júri foi composto por jornalistas de desporto e personalidades ligadas também ao desporto.
Maria Martins (ciclismo) recebeu 46 votos, seguindo-se a judoca Telma Monteiro (40) e a canoísta Joana Vasconcelos (37), no que foi uma votação que “deu luta”, face à pequena diferença de votos.
A jovem (21 anos) ciclista portuguesa conquistou várias medalhas em campeonatos europeus e mundiais realizados na presente época desportiva, apesar de ter sido um ano atípico.
O prémio do “Melhor do Ano de 2020”, no sector masculino, foi ganho pelo também ciclista João Almeida (22 anos), com um total de 80 votos, à frente do motociclista Miguel Oliveira (69) e dos pilotos (automobilismo) Félix da Costa e Filipe Albuquerque, os dois com 41 votos. Duarte Benavente (Motonáutica) somou 17 pontos.
Recorde-se que João Almeida segurou a camisola rosa, de líder da Volta a Itália, durante 15 dias, terminando na quarta posição, realçando-se que também outros ciclistas conquistaram títulos nesta modalidade, no que foi o melhor ano de sempre para a modalidade.
Os prémios serão entregues logo que possível em função das condições actualmente existentes.