O Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. atribuiu o prémio “Ética no Desporto” 2020 ao projecto Andebol4ALL, promovido pela Federação de Andebol de Portugal.
Com cerca de 10 anos, o “Andebol 4All” é um programa abrangente que visa a inclusão de diversos públicos na prática desportiva, utilizando o desporto como ferramenta para a promoção de competências pessoais e sociais, bem como de um elemento fundamental: a auto-estima desta população.
Joaquim Escada, coordenador do projecto, mostrou-se regozijado por esta distinção, ao salientar que “é com grande satisfação que recebi a notícia da atribuição do prémio e penso que é um reconhecimento para a Federação de Andebol de Portugal e qual, não só eu, mas todos nós, devemos estar orgulhosos porque é algo extraordinário para o andebol nacional”, tendo reafirmado de seguida que “este reconhecimento traz-nos ainda mais responsabilidade para o futuro, mas não é coisa que nos assuste porque gostamos daquilo que fazemos e já estamos a preparar novas dinâmicas para incluir no projecto Andebol4ALL, nomeadamente – e posso levantar o véu de uma delas – criar uma equipa exclusivamente feminina no Andebol em Cadeira de Rodas”.
Acrescentou ainda que “enquanto coordenador, e todos os colaboradores, estamos constantemente em a pensar e a estudar novas propostas e soluções para irmos cada vez mais longe dentro das várias vertentes deste projecto, no sentido de dar resposta àquilo que nos é exigido por parte da tutela, mas também da direcção da Federação de Andebol de Portugal. É um prémio de reconhecimento em que todos estamos envolvidos”.
Num ano atípico, em todos os níveis, a atribuição do prémio “Ética no Desporto” 2020 tem um peso diferente para Joaquim Escada, que reforçou que “em qualquer circunstância seria algo especial. É muito bom quando os projectos são reconhecidos pelo seu valor inequívoco, em termos desportivos e sociais, que é o que acontece neste caso. Este ano, atendendo a tudo que estamos a viver, tem um pouco mais de sabor, porque nós não deixámos de trabalhar, de expor novas situações, embora não pudéssemos passar à prática. Quando pudemos, voltámos, quando tivemos que fechar, assim o fizemos, porque temos que estar na primeira linha de segurança enquanto agentes de saúde pública, mas quando pudemos voltar, temos tudo preparado”.
O “Projeto Andebol 4All” divide-se em 4 subprojectos, com relação de complementaridade, em curso de execução na mesma área ou áreas conexas, como seja o Andebol em Cadeira de Rodas, o Andebol para Deficiência Intelectual, o Andebol para Deficiência Auditiva e o Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade.
A entrega do prémio está prevista decorrer na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.