O Clube de Campismo de Lisboa (CCL), fundado em 1941 e actualmente com 93 mil sócios, foi distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo, acto presidido por Fernando Medina, edil da Cidade.
Essencialmente dedicado ao fomento da prática do campismo desportivo, através de acampamentos, passeios, provas de marcha e de orientação, e inúmeras actividades para jovens, o Clube de Campismo de Lisboa – com sede na capital e com um Parque de Campismo situado na Costa da Caparica, assume ainda funções noutras áreas sócio desportivas.
A medalha foi entregue nos Paços do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença de Luís Duarte, presidente do CCL, e do vereador do Desporto, Carlos Manuel Castro.
Fernando Medina, considerou que este “é um justo e merecido reconhecimento para uma instituição que tem um papel indispensável na promoção e valorização da prática desportiva em Lisboa”.
O CCL começou como Clube Nacional de Campismo, foi Associação de Campismo de Lisboa e, em 1947, adoptou a actual designação.
O objectivo do grupo de amigos era apenas um: o desenvolvimento do campismo desportivo e do desporto amador, privilegiando o contacto com a natureza.
Luís Duarte salientou que “hoje, são 93 mil sócios, e ao longo dos anos têm sido milhares as pessoas envolvidas nas diversas actividades do clube, que vão dos acampamentos às provas desportivas, com raízes um pouco por todo o país”, tendo ainda oportunidade de agradecer a distinção atribuída pela Câmara Municipal”.
“Distinguir quem se distingue”, por certo que é um lema apropriado para destacar colectividades e personalidades que, nascidas ou não no concelho, tem ajudado a projectar Cidade de Lisboa, uma capital europeia e do mundo multifacetada, moderna e activa desportivamente.