A Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com elementos do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, no sentido de apresentar o Livro Verde da Corrida, documento que foi realizado em conjunto com as Associações Atletismo e com os principais organizadores de provas de atletismo.
O documento – elogiado pelas duas entidades – propõe, segundo uma nota emanada pela estrutura federada, as regras a cumprir na organização de eventos de atletismo (provas de estrada, corta-mato, montanha e trail), de acordo com as recomendações, directrizes e normas das autoridades sanitárias e desportivas, bem como modelos de provas que podem ser utilizados pelos diferentes organizadores, num verdadeiro manual de boas práticas.
Da apresentação, segundo a FPA, sobressaiu a ideia de que o objectivo deste documento é orientar as Associações de Atletismo e os organizadores de provas para eventos que cumpram as normas em vigor no contexto actual de pandemia.
O documento afigura-se também como um facilitador do cumprimento dos requisitos para a aprovação dos eventos pelas autoridades de saúde locais, permitindo, assim, a retoma desta actividade, tão importante para a modalidade, sem colocar em causa a segurança e saúde públicas.
Após a apresentação, concluiu a FPA que o documento estaria pronto a ser enviado para o Instituto Português do Desporto e Juventude, no sentido de esta entidade poder emitir o seu parecer técnico.
A FPA já deu seguimento ao processo, estando a trabalhar no sentido de, com a maior brevidade, publicar o Livro Verde da Corrida, em resposta às necessidades manifestadas pelas Associações de Atletismo e por muitos organizadores de eventos de atletismo.